Motivos para ter criado o Blog:

Mi foto
Eu criei este Blog pra levar a Palavra de Deus a toda criatura. (Marcos 16; 15) Obs.: É por meio deste Blog que eu estou publicando os Estudos que já havia enviado aos meus amigos por e-mail, e aos que não viram todos, aqui terão acesso a eles; pois também foi pelo aumento na demanda de pessoas nos grupos de e-mail que criei o blog. Eu já publiquei os novos, após publicar os anteriores." A Palavra de Deus se renova a cada manhã!", "O céu e a terra passarão, mas as minhas Palavras não hão de passar. - Mateus 24; 35" Um outro motivo pra o blog existir foi por causa de alguns amigos que me incentivaram/estimularam e ajudaram pra que essa idéia se concretizasse e por meio dela, muitas almas sejam alcançadas. Aproveitem este espaço pra conhecer um pouco mais da Palavra de Deus e me ensinar também! Obs.: “Muitas das mensagens que postei fui eu quem “escreveu”, utilizando a Palavra de Deus; e as que não fui eu que “escrevi” completamente ou complementei, procurei citar o nome do autor, e alguns que não coloquei foi por não saber quem é!” Este Blog só existe pra levar a Mensagem do Sofrimento de Jesus na Cruz, que foi por Amor a mim e a você! E não para qualquer outro propósito!

"Mas importa que o Evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações."

Marcos 13;10



sábado, 27 de agosto de 2011

Poema- COMPETÊNCIAS


Sê competente, líder cristão,
em tratar de questões emocionais dos teus liderados.
Quando vires, pressentires ou presenciares
dificuldades, perplexidades da mente de alguém,
não faças críticas das suas debilidades.
Se assim agires, momentaneamente te tornarás
mais frágil que aquele ser.
Sê misericordioso, sê forte, sê nobre!
Empenha-te para que o mesmo equilíbrio
que há em ti (?), haja também,
e muito mais, naquele teu semelhante,
e seja ele abençoado, através do teu agir.
Que o Senhor a todos nós perdoe...
Que o Senhor, a todos nós abençoe
e ouça a nossa oração,
revelando a inquietude que ela traduz:
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!

Gleide Rosalee


Êxodo 18; 13-26: E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde? Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis. O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito; E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pós por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta e maiorais de dez. E eles julgaram o povo em todo o tempo; o negócio árduo trouxeram a Moisés, e todo o negócio pequeno julgaram eles.

Provérbios 29; 2 e 14: Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme. O rei que julga os pobres conforme a verdade firmará o seu trono para sempre.

3 João 1; 5 e 6: Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos, Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás.

Judas 3: Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

1 Pedro 5; 1-3: Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

Tito 1; 5-9: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

Tito 2; 7 e 8: Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.


2 Timóteo 4; 2 e 5: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

2 Timóteo 1; 5: Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

2 Timóteo 2; 1 e 15: Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


1 Timóteo 5; 1-3: Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos; As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza. Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.


2 Coríntios 12; 15: Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.

João 3; 30: É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Oremos pelos nossos líderes, pois é neles que encontrasse a maior responsabilidade, como meu Pastor diz: eles nos carregam de joelhos, já que o peso da responsabilidade é grande, por isto eles nos carregam em constante oração, pois eles terão que prestar contas a Deus pelas ovelhas que a cada um foi confiada, os quais Deus nos deixou aos seus cuidados para que nos ensinem e nos corrijam quando necessário, pois como sabemos, Deus só corrige àqueles que ama.

Saibamos que a escada da responsabilidade dos líderes da Igreja é invertida, pois quanto maior é o cargo/função, maior é a responsabilidade, mais almas estão sob sua responsabilidade, pois a cada posição que se “alcança” não se está “a cima” de seus liderados, muito pelo contrário, ele está a serviço de Deus pela sua Igreja (seu povo), em nada é melhor que os demais, por isto mesmo que Deus escolhe pessoas que não são gananciosas, soberbas, iracundas, avarentas... não precisa ter formação específica, Deus capacita o escolhido. Deus se agrada dos que fazem a sua obra sem esperar nada em troca, que fazem por amor e de forma voluntária.

Efésios 4; 11-13: E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.


Exemplo de Escada Hierárquica na Igreja, como vimos acima, tomando por base as orientações de Jetro a Moisés (Êxodo 18; 13-26):

Congregados e Membros (Não pense o que é apenas congregado ou membro, que a sua vida pode ser de qualquer jeito, não mesmo, tendes cuidado de ti para ser exemplo onde estiverdes e cuides para que sua vida não sirva de escândalo, pois Deus não se agrada dos que escandalizam a sua palavra (Lucas 17; 1: E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!), sejamos crentes fiéis a Deus tanto na Igreja quanto em qualquer lugar que estivermos, pois somos observados pelo mundo, eles ficam esperando um deslize para falar dos evangélicos, por isto, ore, vigie e cuide bem do seu templo (corpo físico), para que estejamos prontos em qualquer momento, pois não sabemos o dia nem a hora que o Senhor virá buscar sua noiva (a Igreja – seu povo fiel e imaculado. (2 Pedro 3; 14: Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.) Somos responsáveis tanto pela nossa salvação bem como indiretamente dos que nos rodeiam, sejam familiares, ímpios ou irmão em Cristo, pois se formos bons exemplos, os ímpios se converteram pela nossa conduta e os irmãos em cristo não se desviaram dos caminhos do Senhor, porém, se formos maus exemplos, os ímpios não se converterão e possivelmente seremos responsáveis por algum irmão mais frágil na fé que venha a se desviar.);



Auxiliar (Creio que esta função seja uma preparação para as seguintes, pois para este termo não encontrei referência direta na Bíblia, o mais próximo que encontrei foi em Filipenses 1; 1: Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos.);

Diácono (Representa os maiorais de dez);

Presbítero (Representa os maiorais de cinqüenta);

Evangelista (Representa os maiorais de cem);

Pastor (Representa os maiorais de mil);

Pastor Presidente (Representa Moisés), como meu Pastor diz: Ele continua sendo Auxiliar, Diácono, Presbítero, Evangelista e Pastor, ou seja, uma função não anula a outra, muito pelo contrário, elas são acumuladas, tanto em experiência quanto em responsabilidade.


Os lideres são responsáveis por si, pelos seus familiares (precisam cuidar bem deles, para poder cuidar do povo de Deus), pelos congregados e membros, bem como pelos demais que o cercam, pois se como membros ou congregados somos observados, os lideres são mais ainda, sua responsabilidade dobra; caso não desempenhe bem o seu papel, poderá afastar as pessoas de Deus, e Deus irá cobrar deles. Cuidado, as ovelhas são do Senhor, não as maltrate!


Que Deus em Cristo vos Abençoe!

Fraternalmente,
Erica Carla

No hay comentarios.: