sábado, 13 de agosto de 2011
Pai,
Provérbios 3; 3 b: Não te desamparem a benignidade e a fidelidade.
O Senhor é um presente de Deus para minha vida, sou imensamente grata a Deus pela sua existência, amor, carinho, paciência, cuidados, amizade, companheirismo e pelos nãos também. Quero que saibas que não é apenas nesse dia que és lembrado, homenageado, amado, admirado, mimado,... Todos os dias estais presente em meu coração e na minha preocupação também, pois o mesmo cuidado que sempre tens comigo é o que também o que tenho contigo.
Sou muito grata ao nosso Deus, cujo após muitos anos de oração que Mainha, Eu e meus Irmãos clamávamos pela sua Salvação, naquele tempo um sonho, hoje é realidade, já tem mais de 5 anos que o seu prazer é estar no centro da vontade de Deus.
Aos que tem pai e/ou mãe que ainda não servem ao Senhor Jesus e não o conhecem como Salvador de suas vidas, nunca desistam de orar por eles, pois no tempo de Deus eles terão um encontro pessoal e inesquecível com Deus, experiência esta que não é momentânea e sim verdadeira, pois aquele que conhece o Senhor Jesus e vê suas vidas transformadas pelo seu amor, não se calam, levam esta Palavra para onde forem, e mostra como é bom servir a Deus e que se já soubesse disso já teria se convertido a mais tempo; é assim que Deus faz, com meu Pai tem sido assim e eu louvo a Deus por Ele ter ouvido as nossas orações e ter trazido meu pai para o Amar, Servir e Proclamar as Boas Novas (Evangelho).
Meu pai, mesmo quando ainda não era evangélico, sempre foi e é um exemplo de Homem de caráter, sempre preocupado com o nosso futuro, saúde, ...
Pai, Paizão!
Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão...
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos!
Que seu dia seja muito feliz!
(autor desconhecido)
Ser Pai
Ser pai é ser companheiro,
construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,
para alicerçar valores que edificam a sociedade.
Ser pai é ser jardineiro,
plantando raízes de virtudes com mãos delicadas,
para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.
Ser pai é ser herói,
protegendo o espaço sagrado de seu templo-família,
cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.
Ser pai é ser fonte de vida,
inaugurando nossa história com gestos de amor,
renovando perenemente a herança da criação.
Ser pai é ser poeta,
declamando com carinho os versos de sua vivência,
para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.
(autor desconhecido)
A origem do Dia dos Pais
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de são Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Em outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de são José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido- No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina- A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia- Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal- A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que são José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá- O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha- Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai- A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru- O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul- A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Rússia- Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai!"
Portanto, como amanhã será comemorado o dia dos Pais, venho salientar que mesmo sendo mais uma data para aquecer as vendas no comércio, aproveitemos para estar com o homem que Deus nos deu para ser o nosso Pai.
Não esqueçamos dos nossos Avôs, pois também são nossos pais, eu só conheço um (Vovô LUIZ, Homem de Deus, sábio, com o qual aprendo muito desde a minha infância.), pois o outro (Vovó Carlos, homem integro e de caráter) já havia falecido antes de que eu nascesse.
Deuteronômio 5; 16: Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
Painho, não te Amo um pouquinho
Te Amo Muitão, pois moras no meu coração!
FELIZ DIA DOS PAIS!
Que Deus em Cristo vos Abençoe!
Fraternalmente,
Erica Carla
Suscribirse a:
Comentarios de la entrada (Atom)
No hay comentarios.:
Publicar un comentario