domingo, 29 de marzo de 2015
Naamã, Deus o cura da Lepra!
2
Reis 5; 1-19: E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante
do seu Senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento
aos sírios; e era este homem valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de
Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Antes o meu
senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da
sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou
a menina que é da terra de Israel. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de
Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de
ouro e dez mudas de roupas. E levou a carta ao rei de Israel, dizendo:
Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo,
para que o cures da sua lepra. E sucedeu que, lendo o rei de Israel
a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para
vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra?
Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes,
mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da
casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um
mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete
vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi,
dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé,
invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e
restaurará o leproso. Não são porventura
Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não
me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu
pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias?
Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu,
e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua
carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. Então
voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante
dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel;
agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que
não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que
baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo
holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR. Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor
entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu
também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa
de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo. E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena
distância.
Lucas 4; 27: E muitos
leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi
purificado, senão Naamã, o siro.
Prezados,
vemos na história de Naamã (chefe do exército do rei da Síria), homem de muito
valor e respeitado pelo seu senhor (Ben-Hadade: rei da Síria) que tinha posição
de destaque, porém tinha algo nele que o afligia, uma enfermidade incurável
naquela época, era a Lepra (conhecida atualmente como Hanseníase ou mal de Hansen
– homem que Deus permitiu que *descobrisse o tratamento e a cura para essa
enfermidade), hoje em dia já é tratável e até mesmo curável, porém na época de
Naamã não se cogitava o tratamento e muito menos uma remota cura.
*Descobrir: Encontrar o que era desconhecido, que estava escondido; achar.
Quando ele e seu exército invadem
Israel, levam cativa uma menina que se tornou serviçal da mulher de Naamã. Essa
menina em conversa com sua senhora, fala que havia um profeta em Samaria e que
se Naamã o encontrasse seria curado da lepra, teria sua saúde restaurada.
Então esperançosa a mulher de Naamã o conta a respeito do profeta,
que logo conversa com o rei Ben-Hadade, o qual diz que ele envie uma carta ao
rei de Israel (Acabe) anunciando que Naamã está chegando e espera ser curado.
Porém Naamã não conhecia ao SENHOR, ele
não sabia como Deus trabalha?! Achava que poderia comprar o milagre do Senhor
com algumas moedas (10 talentos de prata,
6 mil siclos de ouro e 10 mudas de vestes); Ele esperava que Eliseu se
posicionaria em pé, invocasse o nome do Senhor e passasse sua mão sobre o lugar
e a lepra sairia. Porém ele não sabia que o preço era outro e que seria muito
mais simples do que ele pensou. Deus orientou o seu servo, o profeta Eliseu a
mandá-lo banhar-se 7 vezes no rio Jordão. Isso demandaria dele obediência, e
despir-se do orgulho e preconceito acerca do povo de Deus, Israel.
É, Naamã após se indignar e relutar, finalmente obedeceu e desceu
ao Jordão, mergulhou as 7 vezes e foi curado. Porém tinha que ser 7 vezes, isto
era a prova da fé e obediência dele para com as ordens e condições de Deus.
Após ser curado da lepra, Naamã voltou à Eliseu e reconheceu que não há Deus
senão em Israel. Vale frisar que o profeta recusou qualquer tipo de pagamento
que Naamã o ofereceu. Esta é a atitude correta de um profeta de Deus!
Amados, saliento que na lei de Deus para o seu povo (Israel), quem
estivesse leproso seria excluído do convívio de sua família e expulso da cidade/arraial,
pois era imundo.
Números 5; 2-4: Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial
a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa
de contato com algum morto. Desde o homem até a mulher os lançareis;
fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio
dos quais eu habito. E os filhos de Israel
fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o SENHOR falara a Moisés,
assim fizeram os filhos de Israel.
Porém como Naamã não era Israelita, ele não passou por essa
situação, não deixou seu posto no exército da Síria e muito menos o convívio
com sua família. No entanto, não foi privado de todos os sintomas que ela
doença causa, e isto foi para uma finalidade: Ele reconheceu a soberania do
SENHOR DEUS! Isto é o mais importante de tudo. Tudo vale a pena por uma alma
que reconheça o SENHOR!
Para que não haja confusão na mente de ninguém, friso que esta era
uma ação de Deus para proteger o povo de ser exterminado (Promessa de ser uma
grande nação: Gênesis 12; 2: E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e
engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.) por essa ou qualquer outra doença que ainda não houvesse cura através
de medicamentos. Este era um ato de Amor de Deus pelos seus filhos. Medidas
preventivas: Em caso de confirmação da lepra o sacerdote declarava imundo. Em
caso que não houvesse certeza, seria encerrado por 7 dias, caso não avançasse
seria encerrado por mais 7 dias e não se estender os sintomas da lepra, o
sacerdote o declara limpo, isto é apostema. Lavará suas vestes e será
limpo/*purificado...
*Purificado: Símbolo de que o
povo de Deus tem que ser diferente, santo, puro.
Levítico 13; 1-59: As
leis acerca da praga da lepra
Falou mais
o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo: Quando um
homem tiver na pele da sua carne, inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, na
pele de sua carne como praga da lepra, então será levado a Arão, o sacerdote,
ou a um de seus filhos, os sacerdotes. E o sacerdote examinará a praga
na pele da carne; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais
profunda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o
examinará, e o declarará por imundo. Mas, se a mancha na pele de sua carne for branca, e
não parecer mais profunda do que a pele, e o pêlo não se tornou branco, então o
sacerdote encerrará o que tem a praga por sete dias; E ao sétimo dia o
sacerdote o examinará; e eis que, se a praga, ao seu parecer parou, e na pele
não se estendeu, então o sacerdote o encerrará por outros sete dias; E o sacerdote ao sétimo dia o examinará outra vez; e
eis que, se a praga se recolheu, e na pele não se estendeu, então o sacerdote o
declarará por limpo; é uma pústula;
e lavará as suas vestes, e será limpo.
Mas, se a pústula na pele se estende grandemente, depois que foi mostrado ao
sacerdote para a sua purificação, outra vez será mostrado ao sacerdote, E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na
pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra. Quando no homem houver
praga de lepra, será levado ao sacerdote, E o
sacerdote o examinará, e eis que, se há inchação branca na pele, a qual tornou
o pêlo em branco, e houver carne viva na inchação, Lepra inveterada é na
pele da sua carne; portanto, o sacerdote o declarará por imundo; não o encerrará, porque imundo
é. E, se a lepra se espalhar de todo na pele, e
a lepra cobrir toda a pele do que tem praga, desde a sua cabeça até aos seus
pés, quanto podem ver os olhos do sacerdote, Então o sacerdote
examinará, e eis que, se a lepra tem coberto toda a sua carne,
então declarará o que tem a praga por limpo;
todo se tornou branco; limpo está. Mas no dia em que aparecer nela carne viva será imundo. Vendo, pois, o sacerdote
a carne viva, declará-lo-á por imundo;
a carne é imunda; é lepra. Ou, tornando a carne viva, e mudando-se em branca,
então virá ao sacerdote, E este o examinará, e eis que, se a praga se
tornou branca, então o sacerdote declarará limpo
o que tem a praga; limpo está. Se também a carne, em cuja pele houver alguma úlcera,
sarar, E, em lugar da pústula, vier inchação branca ou mancha lustrosa,
tirando a vermelho, mostrar-se-á então ao sacerdote. E o sacerdote examinará, e eis que, se ela parece mais funda do que a
pele, e o seu pêlo se tornou branco, o sacerdote o declarará por imundo; é praga da lepra que brotou da
pústula. E o sacerdote, vendo-a, e eis que se nela não houver pêlo
branco, nem estiver mais funda do que a pele, mas encolhida, então o sacerdote
o encerrará por sete dias. Se ela grandemente se
estender na pele, o sacerdote o declarará por imundo; praga é. Mas se a mancha parar no seu lugar, não se
estendendo, inflamação da pústula é; o sacerdote, pois, o declarará por limpo.
Ou, quando na pele da carne houver queimadura de fogo, e no que é sarado da
queimadura houver mancha lustrosa, tirando a vermelho ou branco, E o
sacerdote vendo-a, e eis que se o pêlo na mancha se tornou branco e ela parece
mais funda do que a pele, lepra é, que floresceu pela
queimadura; portanto o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra.
Mas, se o sacerdote, vendo-a, e eis que, se na mancha não aparecer pêlo branco,
nem estiver mais funda do que a pele, mas recolhida, o sacerdote o encerrará
por sete dias. Depois o sacerdote o examinará ao sétimo dia; se
grandemente se houver estendido na pele, o sacerdote o declarará por imundo; é praga de lepra. Mas se a mancha parar no seu lugar, e na pele não se
estender, mas se recolher, inchação da queimadura é; portanto o sacerdote o
declarará por limpo, porque
inflamação é da queimadura. E, quando homem ou mulher tiver chaga na
cabeça ou na barba, E o sacerdote, examinando a
chaga, e eis que, se ela parece mais funda do que a pele, e pêlo amarelo fino
há nela, o sacerdote o declarará por imundo;
é tinha, é lepra da cabeça ou da barba. Mas, se o sacerdote,
havendo examinado a praga da tinha, e eis que, se ela não parece mais funda do
que a pele, e se nela não houver pêlo preto, então o sacerdote encerrará o que
tem a praga da tinha por sete dias. E o
sacerdote examinará a praga ao sétimo dia; e eis que, se a tinha não se tiver
estendido, e nela não houver pêlo amarelo, nem a tinha parecer mais funda do
que a pele, Então se rapará; mas não rapará a tinha; e o sacerdote
segunda vez encerrará o que tem a tinha por sete dias. Depois o sacerdote examinará a tinha ao sétimo dia; e eis que, se a
tinha não se houver estendido na pele, e ela não parecer mais funda do que a
pele, o sacerdote o declarará por limpo,
e lavará as suas vestes, e será limpo.
Mas, se a tinha, depois da sua purificação, se houver estendido
grandemente na pele, Então o sacerdote o examinará, e eis que, se a tinha se
tem estendido na pele, o sacerdote não buscará pêlo amarelo; imundo está. Mas, se a tinha ao seu ver parou, e pêlo preto nela cresceu, a tinha
está sã, limpo está; portanto o
sacerdote o declarará por limpo.
E, quando homem ou mulher tiver manchas lustrosas brancas na pele da sua carne, Então o sacerdote olhará, e eis que, se na pele da
sua carne aparecem manchas lustrosas escurecidas, é impigem que floresceu na pele,
limpo está. E, quando os
cabelos do homem cairem da cabeça, calvo é, mas limpo está. E, se lhe cairem os
cabelos na frente da cabeça, meio calvo é; mas limpo está. Porém, se na calva, ou na meia calva, houver
praga branca avermelhada, é lepra, florescendo na sua calva ou
na sua meia calva. Havendo, pois, o sacerdote
examinado, e eis que, se a inchação da praga, na sua calva ou meia calva, está
branca, tirando a vermelho, como parece a lepra na pele da carne, Leproso
é aquele homem, imundo está; o
sacerdote o declarará totalmente por imundo,
na sua cabeça tem a praga. Também as vestes do leproso,
em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá
o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a
praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua
habitação será fora do arraial. Quando também em
alguma roupa houver praga de lepra, em roupa de lã, ou em roupa
de linho, Ou no fio urdido, ou no fio tecido, seja de linho, ou seja de
lã, ou em pele, ou em qualquer obra de peles, E
a praga na roupa, ou na pele, ou no fio urdido, ou no fio tecido, ou em
qualquer coisa de peles aparecer verde ou vermelha, praga de lepra
é, por isso se mostrará ao sacerdote, E o sacerdote examinará a praga, e
encerrará aquilo que tem a praga por sete dias.
Então examinará a praga ao sétimo dia; se a praga se houver estendido na roupa,
ou no fio urdido, ou no fio tecido ou na pele, para qualquer obra que for feita
da pele, lepra roedora é, imunda
está; Por isso se queimará aquela roupa, ou fio urdido, ou fio tecido de
lã, ou de linho, ou de qualquer obra de peles, em que houver a praga, porque lepra
roedora é; com fogo se queimará. Mas, o
sacerdote, vendo, e eis que, se a praga não se estendeu na roupa, ou no fio
urdido, ou no tecido, ou em qualquer obra de peles, Então o sacerdote
ordenará que se lave aquilo no qual havia a praga, e o encerrará segunda vez
por sete dias; E o sacerdote, examinando a
praga, depois que for lavada, e eis que se ela não mudou o seu aspecto, nem se
estendeu, imundo está, com fogo o
queimarás; praga penetrante é, seja por dentro ou por fora. Mas se o
sacerdote verificar que a praga se tem recolhido, depois de lavada, então a
rasgará da roupa, ou da pele ou do fio urdido ou tecido; E, se ainda aparecer na roupa, ou no fio urdido ou tecido ou em
qualquer coisa de peles, lepra brotante é; com fogo queimarás
aquilo em que há a praga; Mas a roupa ou fio urdido ou tecido ou
qualquer coisa de peles, que lavares, e de que a praga se retirar, se lavará
segunda vez, e será limpa. Esta é a lei da
praga da lepra na roupa de lã, ou de
linho, ou do fio urdido, ou tecido, ou de qualquer coisa de peles, para
declará-la limpa, ou para declará-la imunda.
Levítico 14; 1-32: A lei
acerca do leproso depois de sarado
Depois
falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Esta será a
lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao
sacerdote, E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis
que, se a praga da lepra do leproso for sarada, Então o sacerdote
ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves
vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo. Mandará também o
sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas, E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim,
e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada
sobre as águas correntes. E sobre aquele que há de purificar-se
da lepra
espargirá sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do campo. E aquele que tem de purificar-se lavará as
suas vestes, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo;
e depois entrará no arraial, porém, ficará fora da sua tenda por sete dias;
E será que ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, e a sua barba, e
as sobrancelhas; sim, rapará todo o pêlo, e lavará as suas vestes, e lavará a
sua carne com água, e será limpo, E ao oitavo
dia tomará dois cordeiros sem defeito, e uma cordeira sem defeito, de um ano, e
três dízimas de flor de farinha para oferta de
alimentos, amassada com azeite, e um logue de azeite; E o sacerdote que
faz a purificação apresentará o homem que houver de purificar-se,
com aquelas coisas, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. E o sacerdote tomará um dos cordeiros, e o oferecerá
por expiação da culpa, e o logue de azeite; e os oferecerá por oferta movida
perante o SENHOR. Então degolará o cordeiro no lugar em que se degola a
oferta da expiação do pecado e o holocausto, no lugar santo; porque quer a
oferta da expiação da culpa como a da expiação do pecado é para o sacerdote;
coisa santíssima é. E o sacerdote tomará do
sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele
que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no
dedo polegar do seu pé direito. Também o sacerdote tomará do logue de
azeite, e o derramará na palma da sua própria mão esquerda. Então o sacerdote molhará o seu dedo direito no
azeite que está na sua mão esquerda, e daquele azeite com o seu dedo espargirá
sete vezes perante o SENHOR; E o restante do azeite, que está na sua
mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se,
e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé
direito, em cima do sangue da expiação da culpa;
E o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça
daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele
perante o SENHOR. Também o sacerdote fará a expiação do pecado, e fará
expiação por aquele que tem de purificar-se da sua imundícia; e depois
degolará o holocausto; E o sacerdote oferecerá o
holocausto e a oferta de alimentos sobre o altar; assim o sacerdote fará
expiação por ele, e será limpo. Porém se for pobre, e em sua mão não
houver recursos para tanto, tomará um cordeiro para expiação da culpa em oferta
de movimento, para fazer expiação por ele, e a dízima de flor de farinha,
amassada com azeite, para oferta de alimentos, e um logue de azeite, E duas rolas, ou dois pombinhos, conforme as suas
posses, dos quais um será para expiação do pecado, e o outro para holocausto.
E ao oitavo dia da sua purificação os trará ao sacerdote, á porta da
tenda da congregação, perante o SENHOR. E o
sacerdote tomará o cordeiro da expiação da culpa, e o logue de azeite, e os
oferecerá por oferta movida perante o SENHOR. Então degolará o cordeiro
da expiação da culpa, e o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o
porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e
sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé
direito. Também o sacerdote derramará do azeite
na palma da sua própria mão esquerda. Depois o sacerdote com o seu dedo
direito espargirá do azeite que está na sua mão esquerda, sete vezes perante o
SENHOR. E o sacerdote porá do azeite que está na
sua mão na ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e no
dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito; no lugar
do sangue da expiação da culpa. E o que sobejar do azeite que está na
mão do sacerdote porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se,
para fazer expiação por ele perante o SENHOR.
Depois oferecerá uma das rolas ou um dos pombinhos, conforme suas posses,
Sim, conforme as suas posses, será um para expiação do pecado e o outro para
holocausto com a oferta de alimentos; e assim o sacerdote fará expiação por
aquele que tem de purificar-se perante o SENHOR. Esta é a lei daquele em quem
estiver a praga da lepra, cujas posses não lhe permitirem o devido para purificação.
Vemos
abaixo alguns exemplos de leprosos que clamaram à Jesus por sua cura:
Marcos 1; 40-42: E
aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante
dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe:
Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e
ficou limpo.
Lucas 17; 11-19: E
aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro
dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz,
dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu
que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou
glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus
pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E,
respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem
voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E
disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
Amados,
hoje em dia há muitos com Lepra Espiritual. Como assim irmã Erica?
Explico: Têm pessoas que estão
enfermas espiritualmente, como o tema de hoje é a Lepra, usarei suas
características para exemplificar.
· A Lepra é transmitida
por via respiratória: Portanto, para que não enfermemos espiritualmente
aconselho que cuidemos de todos os nossos sentidos (visão, audição, tato,
olfato e paladar), os quais são porta de entrada para que o inimigo dissemine seus
vermes, vírus e bactérias (pecados) e ele investe muito nisto, nós é que às
vezes não tomamos os cuidados necessários para não sermos infectados, isto é a
falta de vigilância irmãos.
· Quando a Lepra se
instala ela destrói/cauteriza as extremidades (nossos sentidos), mais o seu
alvo são os nossos órgãos vitais (coração, cérebro, pulmão,... /Coração, Alma e
Espírito). Quando chega neste estágio a única coisa a se fazer é proteger os
órgãos vitais, pois já infeccionou tanto certas áreas, que ficam com cicatrizes
e sequelas.
· Quando alguém começa o
tratamento da lepra em um estágio mais avançado, onde as sequelas e cicatrizes
já são nítidas (falta de sensibilidade, mãos em garra, ‘mutilações’...), a
única coisa que se pode fazer é manter aquelas áreas cauterizadas o mais limpas
possível; espiritualmente isso ajudará para que não haja reincidência no
pecado. O objetivo do pecado é de nos matar/destruir aos poucos, de tal forma
que vamos achar que coisas absurdas são normais. Cuidado, um abismo chama outro
abismo!
Mateus 10; 8: Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os
mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Amados,
espero que tenham entendido a linguagem comparativa que tentei usar para fazer
alusão deste tema. Cuidemos para que não sejamos contaminados com a lepra ou
qualquer outra doença espiritual, cujas nos afastam de Deus.
Isaías 59; 2: Mas as vossas iniquidades fazem separação entre
vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que
não vos ouça.
Mateus 10; 28: E não temais os que matam o corpo e não podem matar a
alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Romanos 6; 23: Porque o salário do
pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus
nosso Senhor.
Que Deus em Cristo vos Abençoe!
Fraternalmente,
Erica Carla
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