miércoles, 22 de abril de 2015
Tipos de Cristo:
Amados,
hoje estudaremos o que é Tipo de Cristo e veremos alguns exemplos
Bíblicos.
Definições:
·
A Tipologia é o estudo de figuras e
símbolos Bíblicos, especialmente de cerimônias e ordenanças do Velho Testamento
que prefiguram a Dispensação da Graça e as coisas celestes.
·
Um
tipo é uma semelhança divinamente ordenada pelas quais: pessoas; objetos; e
eventos celestiais os são demonstrada pelos terrestres. Porém para uma coisa
constitua tipo de outra, a primeira não só deve ter uma semelhança da segunda,
mas, na sua instituição original, deve ter sido determinado que tivesse esta
semelhança.
·
Um
antítipo é aquela coisa celestial ou a realidade prefigurada pelo tipo.
Adão: Como primeiro
representante do ser humano, ele é a figura daquele que havia de vir.
Romanos 5; 14: No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até
sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o
qual é a figura daquele que havia de vir.
Por isso é dito que se pela desobediência de um, todos morreram;
pela obediência de um, muitos serão salvos.
Romanos 5; 19: Porque,
como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim
pela obediência de Um muitos serão feitos justos.
Cristo é chamado de o
último Adão em espírito vivificante.
1 Coríntios 15; 45: Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi
feito em alma vivente; o último Adão em
espírito vivificante.
Só Ele tem poder para dar a vida, Através do seu próprio
sacrifício.
João 6; 33: Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá
vida ao mundo.
João
10; 11: Eu sou o bom Pastor; o bom
Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Abel: O justo, ofereceu
excelente sacrifício, aprovado por Deus.
Gênesis 4; 1-8: E
conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz
mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe
do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E
Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e
atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não
atentou. E irou-se Caim fortemente,
e descaiu-lhe o semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste?
E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que
serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu
desejo, mas sobre ele deves dominar. E
falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se
levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
Oferta que, mesmo depois de sua morte, ainda fala.
Hebreus 11; 4: Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que
Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos
seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
No trecho seguinte o autor de Hebreus menciona que Jesus e o
sangue da aspersão falam melhor do que o sangue de Abel, uma vez que o Sangue
de Jesus substituiu todo e qualquer sacrifício, pois não mais será necessário
verter sangue em sacrifício.
Hebreus 12; 24: E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue
da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
1
João 1; 7: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os
outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Melquisedeque: rei e sacerdote, abençoou
e recebeu dízimo dos despojos de Abrão (posteriormente chamado de Abraão, o Pai
da fé e bisavô de Levi).
Gênesis 14; 18-24: E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus
Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo,
o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja
o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E
Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. E o rei de Sodoma disse a Abrão:
Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti. Abrão,
porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo,
o Possuidor dos céus e da terra, Jurando que desde um fio até à correia
de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas:
Eu enriqueci a Abrão; Salvo tão-somente o que os
jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e
Manre; estes que tomem a sua parte.
Cristo em seu sacerdócio é o seu antítipo, é o Sumo Sacerdote.
Hebreus
7; 1-28: Porque este Melquisedeque,
que era
rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele
regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de
tudo, e primeiramente é, por
interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Sem
pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas
sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o
patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os
filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo
do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada
entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem;
ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, por meio de
Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando
Melquisedeque lhe saiu ao encontro. De sorte que, se a perfeição fosse
pelo sacerdócio Levítico (porque sob ele
o povo recebeu a lei), que
necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de
Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio,
necessariamente se faz também mudança da lei. Porque aquele de
quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao
altar, Visto ser manifesto que nosso Senhor
procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
E muito mais manifesto é ainda, se à
semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote, Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a
virtude da vida incorruptível. Porque
dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de
Melquisedeque. Porque o precedente
mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e
desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. E visto como não é sem prestar juramento (porque
certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, Mas
este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se
arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque), De tanto
melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram
feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de
permanecer, Mas este, porque permanece eternamente, tem
um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar
perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder
por eles. Porque
nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado
dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como os sumos
sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus
próprios pecados, e depois pelos do povo; porque
isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos
sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei,
constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Isaque: Ao ser levado por
Abraão, para ser sacrificado, seu pai simboliza o PAI Celestial que enviou seu
único filho para morrer por nós, é isso mesmo, Isaque prenunciou o sacrifício
de Jesus por cada um de nós, mesmo sem merecermos. Abraão é o pai da fé,
justamente por simbolizar o Deus todo poderoso, bem como, pela fé que teve ao
não titubear em levar seu filho amado para ser morto, pois creu e não teimou
com Deus, Ele obedeceu, pois sabia que o Criador agiria, mesmo que fosse
necessário matar seu filho, Ele sabia que o Todo Poderoso tem Poder de
ressuscitar, pois a vida está em suas mãos, Ele dá e toma quando quer. Ele é o
Deus Altíssimo!
João 3; 16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu
Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse
salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado,
porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
José: De todos os tipos de
Cristo do Antigo Testamento, um dos mais completos e amplamente instrutivos é José.
Embora o Novo Testamento não indica que José é um tipo de Cristo, porém, como
J. Sidlow Baxter comenta, as analogias são demasiadamente numerosas para serem
acidentais. O próprio A. W. Pink enumerou mais de cem semelhanças de José com
Cristo. "Através do poço e da prisão, rumo ao palácio" - assim pode
ser resumida a história de José. "Por meio da manjedoura e da cruz, rumo à
coroa de glória" – pode igualmente descrever "os sofrimentos
referentes a Cristo e as glórias que os seguiram.
1 Pedro 1; 11: Indagando
que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles,
indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir,
e a glória que se lhes havia de seguir.
Algumas semelhanças entre José e Jesus: Amado por seu pai (Israel amava mais a José).
Gênesis 37; 3: E Israel
amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua
velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
No Novo Testamento é declarado o amor do Pai para com o Filho
amado.
Marcos 1; 11: E
ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.
Marcos 9; 7: E desceu
uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este
é o meu filho amado; a ele ouvi.
João 3; 35: O Pai ama o Filho, e todas as coisas
entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele
que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
Os sonhos de José eram revelações de Deus sobre a sua glória
futura. Da mesma forma, a grandeza futura da criancinha de Belém lhe foi
revelada por um mensageiro angélico.
Gênesis 37; 5-10: Teve
José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho
sonhado: Eis que estávamos atando
molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em
pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe
disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás
domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus
sonhos e por suas palavras. E
teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o
sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e
disse-lhe: Que sonho é este que tiveste?
Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em
terra?
Lucas 1; 32 e 33: Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e
o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E
reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Gênesis 37; 8 e 18: Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras
reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o
odiavam por seus sonhos e por suas palavras. E viram-no de longe e, antes que
chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.
Marcos 3; 6: E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com
os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.
Mateus 26; 4: E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com
dolo e o matarem.
João 1; 11: Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Ambos foram despidos de sua túnica (honra).
Gênesis 37; 23: E
aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica,
a túnica de várias cores, que trazia.
Mateus 27; 28: E, despindo-o, o cobriram com uma capa
de escarlate.
José foi tirado da casa de seu pai e foi viver no Egito como
servo. Jesus também deixou a casa do Pai Celestial e veio ao mundo em forma de
servo.
Filipenses 2; 7 e 8: Mas
esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos
homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se
a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Venderam José como escravo por vinte moedas de prata. E Jesus,
foi vendido por trinta moedas de prata.
Gênesis 37; 28: Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e
alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata,
aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
Mateus 26; 14-16: Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter
com os príncipes dos sacerdotes, E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo
entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, E desde então buscava oportunidade para o entregar.
José e Jesus foram contatos com os transgressores. No final de
suas vidas, o Senhor fez conhecer sua glória e autoridade àqueles que o odiavam.
Por méritos divinos ambos salvaram: um da morte pela fome aos Israelitas e o
outro da fome de Salvação a toda humanidade.
Mateus 26; 64: Disse-lhe
Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem
assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
Marcos
14; 62: E Jesus disse-lhe: Eu o
sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo
sobre as nuvens do céu.
Moisés: Este tem muitas semelhanças
com Jesus; vejamos que desde o nascimento os reis (Faraó e Herodes) de suas
épocas deram ordem de matar todos os meninos, temendo uma futura represália.
Êxodo
1; 1-22: Estes pois são os nomes dos
filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa: Rúben, Simeão, Levi, e Judá; Issacar, Zebulom, e
Benjamim; Dã e Naftali, Gade e Aser. Todas
as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito. Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. E os
filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram
fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles. E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos
filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e
aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e
pelejem contra nós, e subam da terra. E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas
cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais
cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egípcios faziam servir os filhos de
Israel com dureza; Assim que lhes fizeram
amargar a vida com dura servidão, em barro e em
tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os
obrigavam com dureza. E o rei do Egito falou
às parteiras das hebreias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra
Puá), E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebreias, e as virdes sobre os
assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não
fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida. Então o rei do Egito
chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos
com vida? E as parteiras disseram a
Faraó: É que as mulheres hebreias não
são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a
parteira venha a elas. Portanto Deus fez bem
às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. E
aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas. Então ordenou Faraó a
todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas
guardareis com vida.
Como fez com os pais do menino Jesus, também orientou os pais de
Moisés, como proteger a criança, para que fossem mantidos em segurança e longe
de serem mortos pelo decreto do rei.
Êxodo 2; 1-10: E foi um
homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e
deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou
uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a
pós nos juncos à margem do rio. E sua irmã postou-se
de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio,
e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos
juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao
menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este. Então
disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebreias, que crie
este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este
menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o. E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual
o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
Deus revela a Moisés qual a sua missão, libertar os israelitas
das mãos dos egípcios. Jesus também sabia sua missão, Salvar toda humanidade
das garras do diabo!
Êxodo 3; 1-22: E
apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e
levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E
Moisés disse: Agora me virarei para lá, e
verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o SENHOR que
se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu
ele: Eis-me
aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de
teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu
sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.
E Moisés encobriu o seu rosto, porque
temeu olhar para Deus. E disse o SENHOR:
Tenho
visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o
seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir
daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do
heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos
filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os
egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os
filhos de Israel) do Egito. Então Moisés disse a Deus: Quem
sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E disse: Certamente
eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo
do Egito, servireis a Deus neste monte. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu
for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós;
e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que
lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos
filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E
Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de
vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a
vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR Deus de vossos
pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente
vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. Portanto
eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do
amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel. E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do
Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois,
deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao
SENHOR nosso Deus. Eu sei, porém, que o rei do Egito
não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas
maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos
egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, Porque cada mulher
pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes,
as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os
egípcios.
Moisés renunciou ser
chamado filho da filha de Faraó, preferindo sofrer com o povo de Deus pelo
opróbrio de Cristo.
Hebreus 11; 23-29 (26): Pela
fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que
era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés,
sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de
tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o
vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a
recompensa. Pela fé deixou
o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue,
para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela
fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios,
se afogaram.
Ele foi profeta e mediador que intercedeu pelo povo, uma vez que
era intimo do Senhor e teve ousadia para pedir pelo povo.
Deuteronômio 18; 18: Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos,
como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que
eu lhe ordenar.
Êxodo 32; 30-32: E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo:
Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao SENHOR; porventura farei
propiciação por vosso pecado. Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse:
Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois,
perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
Moisés é uma figura daquele que haveria de vir.
Hebreus
3; 1-6 (5): Por isso, irmãos santos,
participantes da vocação celestial, considerai
a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda
a sua casa. Porque ele é
tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a
casa tem aquele que a edificou. Porque toda
a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
E,
na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das
coisas que se haviam de anunciar; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria
casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a
glória da esperança até ao fim.
Arão: Como primeiro sumo
sacerdote, único que poderia entrar no Lugar Santíssimo e oferecer sacrifícios
pelo pecado do povo, ele representa Jesus, o qual é o sacrifício pelos pecados
de toda humanidade e único que intercede a Deus em nosso favor, o único
mediador entre Deus e os homens.
1 Timóteo 2; 5: Porque há
um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Davi: Dentre tantos elementos
de analogia entre Davi e Cristo como o ter sido rejeitado para ser ungido rei.
1 Samuel 16; 10 e 11: Assim fez
passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes. Disse mais Samuel a
Jessé: Acabaram-se os moços? E disse:
Ainda falta o menor, que está
apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo,
porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
João 18; 36: Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o
meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse
entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
E ter vencido o gigante que desafiava o povo de Deus. Jesus
venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia, nos libertando do pecado (Queridos,
fomos libertos do pecado, e não estamos livres para pecar sem que hajam consequências!).
1 Samuel 17; 40, 49, 51: E
tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los
no alforge de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua
funda; e foi aproximando-se do filisteu.
E Davi pós a mão no alforge, e tomou dali
uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se
lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre
o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou
com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
Apocalipses 1; 18: E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou
vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Davi foi mediador da aliança, o fator que norteia sua identidade
com forte firmeza tipológica é o seu caráter de pastor (1 Samuel 16:11)
e a sua vocação para rei. A profecia de
Jesus aponta para a vinda de alguém que seria ao mesmo tempo Deus e Pastor,
para pastorear e apascentar o povo do Senhor. Jesus é o novo Davi. O próprio
título Filho de Davi possui aspectos messiânicos e de reino.
Ezequiel 34; 11-15, 23: Porque
assim diz o Senhor DEUS: Eis que
eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está
no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e
livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de
escuridão. E tirá-las-ei dos
povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as
apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da
terra. Em bons pastos as apascentarei, e nos
altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e
pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas
ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS. E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele
as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de
pastor.
Que Deus em Cristo vos Abençoe!
Fraternalmente,
Erica Carla
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