domingo, 8 de septiembre de 2013
Jesus, nosso Sumo Sacerdote!
Êxodo 28; 1-43: Depois
tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos
de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e
Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão. E
farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento. Falarás
também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do
espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me
administre o ofício sacerdotal. Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma
túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para
Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.
E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino, E farão
o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino
torcido, de obra esmerada. Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas
pontas, e assim se unirá. E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará
sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura,
e de carmesim, e de linho fino torcido. E tomarás duas pedras de ônix, e
gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel, Seis dos seus nomes numa pedra, e
os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações; Conforme a obra
do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes
dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás. E porás as duas
pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel;
e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do
SENHOR. Farás também engastes de ouro, E duas cadeiazinhas de ouro puro; de
igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porás nos
engastes. Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme a obra do
éfode o farás; de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino
torcido o farás. Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um
palmo a sua largura. E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de
pedras; a ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta será a primeira
ordem; E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma safira, e de um
diamante; E a terceira ordem será de um jacinto, de uma ágata, e de uma
ametista; E a quarta ordem será de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe;
engastadas em ouro serão nos seus engastes. E serão aquelas pedras segundo os
nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas como
selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos. Também farás para o
peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra trançada de ouro puro. Também farás
para o peitoral dois anéis de ouro, e porás os dois anéis nas extremidades do
peitoral. Então porás as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anéis,
nas extremidades do peitoral; E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira
colocarás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na frente dele.
Farás também dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral,
na sua borda que estiver junto ao éfode por dentro. Farás também dois anéis de
ouro, que porás nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da
sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode. E ligarão o peitoral, com
os seus anéis, aos anéis do éfode por cima, com um cordão de azul, para que
esteja sobre o cinto de obra esmerada do éfode; e nunca se separará o peitoral
do éfode. Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo
sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR
continuamente. Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam
sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o
juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente.
Também farás o manto do éfode, todo de azul. E a abertura da cabeça estará no meio
dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de
cota de malha será, para que não se rompa. E nas suas bordas farás romãs de
azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de
ouro no meio delas ao redor. Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha
de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor, E estará sobre Arão
quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário
diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra. Também farás uma lâmina de
ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. E
atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da
mitra estará; E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade
das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de
suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham
aceitação perante o SENHOR. Também farás túnica de linho fino; também farás uma
mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador. Também farás
túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras,
para glória e ornamento. E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus
filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem
o sacerdócio. Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua;
irão dos lombos até as coxas. E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando
entrarem na tenda da congregação, ou quando chegarem ao altar para ministrar no
santuário, para que não levem iniquidade e morram; isto será estatuto perpétuo
para ele e para a sua descendência depois dele.
Êxodo 39; 1-32:
Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e
de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como o
SENHOR ordenara a Moisés. Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura,
e de carmesim e de linho fino torcido. E estenderam as lâminas de ouro, e as
cortaram em fios, para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o
carmesim, e entre o linho fino com trabalho esmerado. Fizeram-lhe ombreiras que
se ajuntavam; e uniam-se em suas duas pontas. E o cinto de obra esmerada do
éfode, que estava sobre ele, formava com ele uma só peça e era de obra
semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino
torcido, como o SENHOR ordenara a Moisés. Também prepararam as pedras de ônix,
engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo, com os nomes dos filhos
de Israel. E as pós sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os
filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés. Fez-se também o peitoral de
obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de
carmesim, e de linho fino torcido. Quadrado era; duplo fizeram o peitoral; o
seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo dobrado. E
engastaram nele quatro ordens de pedras; uma ordem de um sárdio, de um topázio,
e de um carbúnculo; esta era a primeira ordem; E a segunda ordem de uma
esmeralda, de uma safira e de um diamante; E a terceira ordem de um jacinto, de
uma ágata, e de uma ametista; E a quarta ordem de um berilo, e de um ônix, e de
um jaspe, engastadas em engastes de ouro. Estas pedras, pois, eram segundo os
nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; como gravuras de selo,
cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos. Também fizeram para o peitoral
cadeiazinhas de igual medida, obra de ouro puro trançado. E fizeram dois
engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas
extremidades do peitoral. E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas
duas argolas, nas duas extremidades do peitoral. E as outras duas pontas das
duas cadeiazinhas de trança puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as
ombreiras do éfode na frente dele. Fizeram também duas argolas de ouro, que
puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao
éfode por dentro. Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas
ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto
de obra esmerada do éfode. E ligaram o peitoral com as suas argolas, às argolas
do éfode com um cordão de azul, para que estivesse sobre o cinto de obra
esmerada do éfode, e o peitoral não se separasse do éfode, como o SENHOR
ordenara a Moisés. E fez-se o manto do éfode de obra tecida, todo de azul. E a
abertura do manto estava no meio dele, como abertura de cota de malha; esta
abertura tinha uma borda em volta, para que se não rompesse. E nas bordas do
manto fizeram romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, de fio torcido.
Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das
romãs nas bordas do manto, ao redor, entre as romãs; Uma campainha e uma romã,
outra campainha e outra romã, nas bordas do manto ao redor: para ministrar,
como o SENHOR ordenara a Moisés. Fizeram também as túnicas de linho fino, de
obra tecida, para Arão e para seus filhos. E a mitra de linho fino, e o ornato
das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido, E o cinto de
linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, obra de bordador,
como o SENHOR ordenara a Moisés. Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da
coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo:
SANTIDADE AO SENHOR. E ataram-na com um cordão de azul, para prendê-la à parte
superior da mitra, como o SENHOR ordenara a Moisés. Assim se acabou toda a obra
do tabernáculo da tenda da congregação; e os filhos de Israel fizeram conforme
a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim o fizeram.
Queridos,
como vimos nos versículos acima, o Sumo Sacerdote foi instituído por Deus, e o
primeiro que Deus escolheu para exercer essa função/ofício foi Arão, irmão de
Moisés, com a ajuda de seus filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Trazendo
para a Igreja contemporânea, na figura do Sumo Sacerdote vemos o Pastor, o qual
tem responsabilidade de zelar pelo povo de Deus.
A função
do Sumo Sacerdote era representar o povo perante Deus, pedir perdão pelos pecados
do povo israelita através de um sacrifício anual; ele era o único que podia
entrar no Lugar Santíssimo/Santo dos Santos, nem Moisés ou mesmo os filhos de
Arão poderiam entrar lá; Arão precisava se preparar, se santificar/purificar, vestir
a roupa que Deus orientou que fizessem para que ele representasse o povo e ser
ungido por Moisés (a unção simbolizava o Espírito Santo) e então poder entrar
na presença de Deus.
Amados, isto nos faz pensar que, para Arão entrar no Lugar Santíssimo,
ele tinha que se purificar, não poderia entrar de qualquer jeito; e porque hoje
em dia tem gente que quando vai para a Igreja, vai de qualquer jeito? Quando
vai orar, não se preocupa em concertar sua vida para poder entrar no altar do
Senhor? Ou mesmo com sua vestimenta? A veste reflete o respeito pelo nosso
corpo e ao Senhor, pois nosso corpo é templo e morada dEle; tem pessoas que vão
semi-nuas para a Casa do Senhor, ou quando vão orar em suas residências, o
fazem com roupas inapropriadas, pensando: estou na minha casa, ninguém está me
vendo; esquecendo-se que a principal pessoa (Deus) que está nos vendo sempre,
vê e não se agrada. As exigências para entrar na presença de Deus não deixaram
de existir depois de não haver mais necessidade de um sacrifício anual do representante
(Sumo Sacerdote) por todo um povo, a essência de tudo é a mesma, não nos
confundamos, pensando que Jesus veio abolir a lei, Ele veio fazê-la cumprir.
1 Coríntios 6; 19 e 20:
Ou não sabeis que o vosso corpo é o
templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não
sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a
Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Mateus 5; 17: Não
cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Outra questão é: o Sumo Sacerdote tinha o privilégio de entrar
na presença de Deus e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois ele não
ia representando apenas a sua vida ou dos seus familiares, ele representava um
povo inteiro, o povo de Israel. Será que era fácil para o povo apenas um pedido
de perdão por ano? Será que eles ficavam muito despreocupados? Achando que
poderiam pecar o quando desse, que naquela data iriam pedir perdão e pronto,
estava tudo certo. Era um circulo vicioso, pecar e pedir perdão. Acho que era
muito arriscado, pois o quê aconteceria se alguém morresse antes? Com certeza
não seria salvo. Deus não se agrade de sacrifício, Ele quer que o obedeçamos e
assim não será necessário pedir perdão, pois quem obedece não peca/transgride.
1 Samuel 15; 22: Porém
Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do
SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do
que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Oséias 6; 6: Porque
eu quero a misericórdia, e não o
sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
Arão era
um tipo de Cristo, pois essa função era um prenúncio da vinda de Jesus, que
viria e rasgaria o véu de alto a baixo, acabando com a separação da humanidade
para com Deus, pois o único mediador entre Deus e os homens nasceria em carne e
seria resuscitado para que deixasse o Espírito Santo conosco para interceder
por nós, com gemidos inexprimíveis. Naquela época somente o Sumo Sacerdote
poderia buscar a presença de Deus e apenas uma vez por ano, depois que Jesus
morreu e ressuscitou ao terceiro dia, todos podemos buscar a face do Senhor e
quantas vezes quisermos no mesmo dia, e por todos os dias da nossa vida, assim
obtemos intimidade com Ele e Ele conosco. Não fiquemos acomodados, pois isso
nos levará ao óbito espiritual.
Marcos 15; 37-39: E Jesus,
dando um grande brado, expirou. E o véu do templo se rasgou em dois, de alto
a baixo. E o centurião, que estava defronte dele, vendo que assim
clamando expirara, disse: Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus.
João 14; 6:
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
1 Timóteo 2; 5: Porque
há um só Deus, e um só Mediador entre
Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Hebreus 9; 15: E por
isso é Mediador de um novo
testamento, para que, intervindo a morte
para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento,
os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Hebreus 9; 22: E quase
todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
João 14; 16 e 26: E eu
rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador,
para que fique convosco para sempre;
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse
vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 16; 7: Todavia
digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for,
vo-lo enviarei.
Romanos 8; 26: E da
mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o
que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Por que Jesus é o nosso Sumo Sacerdote?
Por que Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou ao terceiro dia
por nos AMAR. Ele passou pelas mesmas aflições que nós e não pecou, Ele é
perfeito e só através dEle alcançamos a Salvação de nossas almas. Ele nos
compreende e nos ama. Ele intercede a Deus em nosso favor, como o Sumo Sacerdote
fazia naqueles tempos; basta pedirmos a Ele em oração que Ele nos apresentará
ao Pai (Deus). O Pai sempre respondeu aos pedidos dEle quando estava sendo
humilhado aqui na terra, quanto mais agora que já está glorificado no Céu ao seu
lado. Lembremo-nos, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, não peguem
atalho através de “santos/entidades”, pois atalho só nos desvia do caminho
certo e pode nos levar a morte, morte espiritual, essa é irreversível. SANTO,
só o Senhor JESUS é de fato, os que se intitulam ou são intitulados assim não o
são, é artimanha do diabo para atrapalhar a vida de quem permite que ele faça. O
Senhor nos orienta a sermos santos em nossa maneira de viver, sermos seus
imitadores, como Ele é Santo, santifiquemos nossas vidas para alcançarmos a
estatura de varão perfeito e sermos salvos e encontrá-lo face a face.
Hebreus 4; 14-16: Visto
que temos um grande sumo sacerdote,
Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa
confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;
porém, um que, como nós, em tudo foi
tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça,
para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados
em tempo oportuno.
Hebreus 7; 25-28:
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo,
inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os
céus; Que não necessitasse, como
os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do
povo; porque isto fez ele, uma vez,
oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens
fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Isaías 30; 21 b: Este é o
caminho, andai nele, sem vos desviardes
nem para a direita nem para a esquerda.
1 Pedro 1; 16:
Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu sou SANTO.
Efésios 5; 1 e 2: Sede,
pois, imitadores de Deus, como
filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e
sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Efésios 4; 13: Até que
todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem
perfeito, à medida da estatura completa
de Cristo.
Que Deus em Cristo vos Abençoe!
Fraternalmente,
Erica Carla
Suscribirse a:
Comentarios de la entrada (Atom)
No hay comentarios.:
Publicar un comentario