Motivos para ter criado o Blog:

Mi foto
Eu criei este Blog pra levar a Palavra de Deus a toda criatura. (Marcos 16; 15) Obs.: É por meio deste Blog que eu estou publicando os Estudos que já havia enviado aos meus amigos por e-mail, e aos que não viram todos, aqui terão acesso a eles; pois também foi pelo aumento na demanda de pessoas nos grupos de e-mail que criei o blog. Eu já publiquei os novos, após publicar os anteriores." A Palavra de Deus se renova a cada manhã!", "O céu e a terra passarão, mas as minhas Palavras não hão de passar. - Mateus 24; 35" Um outro motivo pra o blog existir foi por causa de alguns amigos que me incentivaram/estimularam e ajudaram pra que essa idéia se concretizasse e por meio dela, muitas almas sejam alcançadas. Aproveitem este espaço pra conhecer um pouco mais da Palavra de Deus e me ensinar também! Obs.: “Muitas das mensagens que postei fui eu quem “escreveu”, utilizando a Palavra de Deus; e as que não fui eu que “escrevi” completamente ou complementei, procurei citar o nome do autor, e alguns que não coloquei foi por não saber quem é!” Este Blog só existe pra levar a Mensagem do Sofrimento de Jesus na Cruz, que foi por Amor a mim e a você! E não para qualquer outro propósito!

"Mas importa que o Evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações."

Marcos 13;10



jueves, 25 de junio de 2009

Atento

Escutando a Voz do Espírito Santo

Ler: (Provérbios 8; 32-36: Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.)
Jesus disse: "...mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas..." (João 14; 16-26: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.). Precisamos entender que vida no Espírito é a base, o fundamento da vida cristã, pois vida cristã é vida no Espírito (Romanos 8; 9 e 14: Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.). Ministrar sem estar cheio do Espírito Santo é como sino que tine, só faz barulho! Quando se fala de vida no Espírito, muitos pensam que só se trata de algo místico, mas a vida no Espírito implica em ouvir a Deus e obedecê-lo!
Certa vez, Moisés disse: "Se Tua Presença não for comigo não irei à lugar algum". O Espírito Santo é nosso amigo, companheiro, conselheiro, ajudador e nos guia a toda a verdade.
Espírito Santo = Consolador = Pessoa
Como escutar a voz do Espírito Santo?

1- "Calando outras vozes" que estão falando em nossa vida

- Devemos observar que tipo de "vozes" estão nos influenciando negativamente.
- Quais são as coisas que podem sutilmente nos influenciar impedindo que não escutemos a voz do Espírito Santo? R: amigos, conversas, músicas, brincadeiras, televisão, etc.
- As nossas atitudes devem ser moderadas e os nossos pensamentos ocupados com as coisas de Deus (Filipenses 4; 5-8: Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.).

2- "Calando-nos"

- Devemos nos "calar"! O Espírito Santo manifesta-se com respeito, Ele é educado! Quando "falamos" muito Ele não pode se manifestar. O Espírito Santo é comparado a uma pomba, que por sua vez, é sensível e se assusta facilmente.
- Devemos mudar o nosso vocabulário e fazer uma análise sobre aquilo que estamos dizendo (palavras) e fazendo (atitudes) - julgamentos, críticas, murmurações, palavras torpes, mentiras, etc. Deus está "pesando" nossas atitudes e cada palavra que sai da nossa boca (Mateus 12; 36 e 37: Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. Efésios 4; 23-32: E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.).

3- Aprendendo a "esperar"

- Fé e Paciência (Hebreus 6; 12-15: Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.)
Fé: Crer naquilo que o Espírito Santo irá fazer.
Paciência: Esperar o momento de Deus para que as coisas aconteçam.
- Precisamos aprender a esperar! Somos imediatistas! Existe um "preço" à se pagar que é o da comunhão e intimidade com Ele! (Mateus 6; 6: Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.; Salmos 25; 14: O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.); queremos escutar a voz do Espírito Santo mas não queremos "pagar este preço". Sempre estamos rodeados de pessoas e de coisas para fazer e não temos um tempo a sós com Deus. Ele quer ter intimidade conosco! Ele quer se revelar à nós! Se escutarmos Suas Palavras seremos totalmente transformados!


- Lembre-se que o mais importante é a intimidade com Deus, depois o nosso serviço à Ele (Mateus 4; 10: Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.).
- Temos que aprender a remir o nosso tempo (Efésios 5; 16: Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.) renunciando algumas das nossas atividades para podermos escutar a voz do Espírito Santo. Não confunda atividades com obrigações diárias!

4- Saindo do nosso "lugar cômodo"

- Estamos acomodados com a nossa maneira de orar, de ler a Palavra, de pregar o evangelho, de ministrar, etc, pensando que o que estamos realizando é o suficiente; mas o Espírito Santo irá romper com estas comodidades nos levando à uma nova maneira de viver como aconteceu com os discípulos de Jesus depois do pentecostes quando foram cheios do Espírito Santo e saíram para todos os lados orando, curando, pregando o evangelho, fazendo prodígios e maravilhas (At. 2).
- Quando começarmos a conhecer o coração de Deus, sairemos da nossa "zona de comodidade". Coisas que criticávamos e não fazíamos, o Espírito Santo nos levará a fazer para nos tirar do nosso lugar cômodo e agir através de nós nos dando ousadia, poder, autoridade, graça e unção. Seremos transformados em outras pessoas!
- O que é que o Espírito Santo irá tirar de nós para saírmos do comodismo? R: nossas vaidades, nossa rotina diária, nossos valores e conceitos em relação às coisas, etc.
- Se crermos, o Espírito Santo fará prodígios através de nós! Faremos "loucuras" aos olhos humanos; oraremos por enfermos nas ruas, pregaremos o evangelho nas ruas, escolas, bares, casas de prostituição, etc. Este será um tempo onde o Senhor nos quebrantará com lágrimas para orarmos pelos enfermos, os cansados e abatidos tendo um sentimento de compaixão pelas pessoas.

5- Louvando e Adorando ao Senhor

- Em meio ao louvor e adoração o Senhor falará conosco, pelejará as nossas batalhas, se levantará grandemente em nosso meio (cura, salvação, restauração e libertação) e nos mostrará seus caminhos. Satanás será derrotado e Deus exaltado! (Salmos 68; 1-3: Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o odeiam. Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; assim como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus. Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.).
- Através do louvor Deus opera maravilhas nos concedendo vitórias (2 Crônicas 20; 19-22: E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta. E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre. E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.) e destruindo cadeias e grilhões (Atos 16; 19-34: E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados. E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos. E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.).


"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a pôr em liberdade os algemados". (Isaías 61; 1: O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;)



Ronaldo Bezerra
www.ronaldobezerra.com.br
Um parceiro Melodia
www.melodia.com.br


Que Deus em Cristo vos Abençoe!

Atenciosamente,
Erica Carla

No hay comentarios.: