Deus sempre quis e quer se
relacionar com a sua criação, ter convivência, diálogo, comunhão e intimidade.
·
O relacionamento que
Ele quer ter conosco não é apenas com Ele (PAI) e sim com toda a Santa
Trindade. Observemos que Jesus já existia desde o princípio, bem como o
Espírito Santo, ambos estavam com Deus na criação do mundo.
Gênesis 1; 26: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a
nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos
céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move
sobre a terra.
·
O desejo de Deus
sempre foi e é de se relacionar conosco, desde a criação do homem (Adão
e Eva) que Deus toma a iniciativa de se comunicar conosco, como vemos
quando Deus fala com Noé (Anunciando o Dilúvio); com Moisés no
Monte Horebe através da sarça que ardia e não se consumia; entre outros
exemplos que temos no Antigo Testamento das Sagradas Escrituras.
Gênesis 3; 6-14: E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que
estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que
passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se
Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e
disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi,
porque estava nu, e escondi-me. E
Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te
ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por
companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher:
A serpente me enganou, e eu comi. Então o Senhor Deus disse à serpente:
Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os
animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua
vida.
Gênesis 6; 13: Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a
minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a
terra.
Êxodo 3; 1-6: E apascentava Moisés
o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do
deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama
de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça
não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta
grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava
para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés.
Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de
teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o
Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.
E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
Como disse acima, Deus sempre quis e
quer se comunicar com o seu povo, e prova disto é que Ele manda Moisés orientar
o povo (no deserto) para se santificar que Ele descerá diante dos olhos de todo
o povo, porém não podem traspassar o termo para ver o Senhor, para que muitos
deles não pereçam.
Porém o povo temeu
ouvir a voz de Deus e preferiu se retirar e ficar longe, pois temiam morrer;
disseram pra Moisés que ele falasse com Deus que eles ouviriam. Após a
repetição dos 10 Mandamentos o Senhor disse a Moisés para lhes dizer que eles
viram que dos céus Deus falou com eles face a face, no meio do fogo (Moisés em
pé entre o Senhor e eles, porque temeram o fogo e não subiram ao monte). E os
cabeças das tribos e os anciãos se aproximaram de Moisés dizendo: Eis aqui o
Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua
voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece
vivo.
Não temos por que ter
medo de ouvir a voz do Senhor, mesmo que alguém esteja em pecado, Ele não quer
te envergonhar, Ele quer te dar uma nova chance, uma nova oportunidade pra se
reconciliar com Ele, como vimos quando o Senhor falou com Adão e Eva (ambos
também temeram ouvir a voz de Deus e se esconderam, porém só após pecar), Ponderemos:
Deus precisava perguntar onde eles estavam? Não! Porém, quis Deus lhes dar a
oportunidade de confessar o pecado para reconciliação com o Senhor. Aí você
pode pensar: mais eles receberam punição. Claro que sim, Que Deus seria Ele se
ao ver o erro não punisse o ser humano para que saiba que errou e para que não
tenham prazer em repetir o erro. Ele não é conivente, Ele é misericordioso e
justo!
Êxodo 19; 8-25: Então todo o
povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E
relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo. E disse o Senhor a Moisés:
Eis
que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo,
e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado
as palavras do seu povo ao Senhor. Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e
lavem eles as suas roupas, E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no
terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte
Sinai. E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não
subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte,
certamente morrerá. Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado
ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina
longamente, então subirão ao monte. Então
Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas. E
disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher. E aconteceu que, ao terceiro dia, ao
amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um
sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no
arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus;
e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor
descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e
todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez
mais; Moisés falava, e Deus lhe
respondia em voz alta. E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o
cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu. E
disse o Senhor a Moisés: Desce,
adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos
deles não pereçam. E também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, se hão de
santificar, para que o Senhor não se lance sobre eles. Então disse Moisés ao
Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido,
dizendo: Marca termos ao redor do monte, e santifica-o. E disse-lhe o
Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes,
porém, e o povo não traspassem o termo para subir ao Senhor, para que não se
lance sobre eles. Então Moisés desceu ao povo, e disse-lhe isto.
Êxodo 20; 18-22: E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o
monte fumegando; e o povo, vendo
isso retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e
ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. E disse Moisés ao povo: Não
temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós,
a fim de que não pequeis. E o
povo estava em pé de longe. Moisés,
porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava. Então disse o Senhor a
Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
Deuteronômio 5; 1-6,
22-26: A repetição dos Dez Mandamentos
E chamou Moisés a todo o Israel, e
disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos
ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir. O Senhor nosso Deus fez conosco aliança em
Horebe. Não com nossos pais fez o
Senhor esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos. Face a face o Senhor falou conosco no
monte, do meio do fogo (Naquele tempo eu estava em pé entre o Senhor e vós,
para vos notificar a palavra do Senhor; porque temestes o fogo e não subistes
ao monte), dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do
Egito, da casa da servidão; Estas
palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo,
da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em
duas tábuas de pedra, e a mim mas deu. E sucedeu que, ouvindo a voz do meio
das trevas, e vendo o monte ardendo em fogo, vos achegastes a mim, todos os
cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos; E dissestes: Eis aqui o Senhor
nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do
meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo. Agora,
pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda
mais ouvíssemos a voz do Senhor nosso Deus morreríamos. Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do Deus vivente
falando do meio do fogo, como nós, e ficou vivo?
·
O Maior ato de amor de
Deus por nós foi enviar o seu Filho Unigênito para nascer, *crescer, morrer e
ressuscitar para que voltássemos a ter acesso direto e irrestrito à Deus e tenhamos
direito à Salvação de nossas almas. As iniquidades/pecados da humanidade é que
causam a separação entre nós e Deus, por isso e por que o povo preferiu que
Deus falasse só com Moisés naquela ocasião que no antigo testamento foi
necessário instituir os sacrifícios de animais e isto restringia o caminho de
acesso a Deus, já que o único autorizado e capacitado para oferecer os
sacrifícios pelo povo era o sumo sacerdote (**Arão foi o primeiro), o qual
teria que se purificar para ofertar pelo povo anualmente, Ele era o único que
poderia entrar no lugar santíssimo/Santo dos Santos (onde se encontrava a
presença de Deus), porém o homem transformou isso num ciclo vicioso, planejando
o pecado já contando com o sacrifício para ser perdoado; No entanto o
sacrifício de Jesus na cruz substituiu eternamente o de animais, os quais se
tornaram obsoletos. Por causa da morte e ressurreição de Jesus houve o
rompimento do véu do templo/tabernáculo (***se rasgou de alto a baixo: denotação
de que a ordem veio de cima, do alto, de Deus; pois não poderia ser invertido
já que nós não podemos nos salvar pelos nossos próprios méritos), o acesso foi
desobstruído/desimpedido, permitindo novamente a toda humanidade o acesso
direto ao Senhor (sem intermediários, ex.: ‘santos canônicos’- nunca houve e
nunca haverá esta possibilidade, pois entre Deus e os homens o acesso é
possível apenas através de JESUS, ****nosso único Mediador), e cabe a nós
buscar um relacionamento pessoal com Deus, pois a partir daquele momento todos
temos acesso direto ao Santo dos Santos (presença de Deus).
João 3; 16-18: Porque Deus amou o mundo de tal
maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna. Porque
Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que
o mundo fosse salvo por ele. Quem
crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê
no nome do unigênito Filho de Deus.
*Lucas 2; 52: E crescia Jesus em
sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.
**Esdras 7; 5: Filho de
Abisua, filho de Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sumo sacerdote.
***Mateus 27; 50 e 51: E Jesus, clamando outra vez com grande
voz, rendeu o espírito. E eis que o véu
do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e
fenderam-se as pedras.
****1 Timóteo 2; 5: Porque há um só Deus, e um só
Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Hebreus 12; 24: E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança,
e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 8; 6: Mas agora alcançou
ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores
promessas.
O primeiro sacrifício de animal
aconteceu antes de o povo hebreu sair do Egito, cujo sangue foi colocado nas
ombreiras e na verga das portas para que os primogênitos hebreus não morressem.
Esta foi a primeira Páscoa (do Hebraico Pesah). Este primeiro sacrifício era o prenúncio
do sacrifício de Cristo.
Êxodo 12; 5-14: O cordeiro, ou cabrito, será sem
mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. E
o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da
congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da
porta, nas casas em que o comerem. E
naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas
amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no
fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele
deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo. Assim
pois o comereis: Os vossos lombos
cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis
apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o
primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os
deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será
por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de
vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do
Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor;
nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
1 Coríntios 5; 7 e 8: Alimpai-vos, pois, do
fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento.
Porque Cristo, nossa páscoa, foi
sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho,
nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e
da verdade.
1 Pedro 1; 19-23: Mas com o precioso sangue de
Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi
conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos
tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre
os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em
Deus; Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade,
para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um
coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da
incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
Nos versículos abaixo
vemos a instituição do sacrifício, suas instruções de procedimento (toda a
preparação do holocausto, além de queimá-lo em cima do altar sobre a lenha que
está no fogo eram realizados pelos sacerdotes (na época de Arão, era a
responsabilidade de seus filhos, os quais tinham acesso limitado ao
tabernáculo)); bem como da formação, posição e função do véu do templo.
Levítico 1; 1-17: E chamou o SENHOR a
Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo: Fala aos filhos de
Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao
Senhor, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da
tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor. E
porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele,
para a sua expiação. Depois degolará o
bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o
sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta
da tenda da congregação. Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus
pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em
ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em
ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima
do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o
sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de
cheiro suave ao Senhor. E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas
ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem defeito. E o degolará ao
lado do altar que dá para o norte, perante o Senhor; e os filhos de Arão, os
sacerdotes, espargirão o seu sangue em redor sobre o altar. Depois o partirá
nos seus pedaços, como também a sua cabeça e o seu redenho; e o sacerdote os
porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar; Porém a fressura e
as pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo oferecerá, e o queimará
sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. E se a
sua oferta ao Senhor for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou
de pombinhos; E o sacerdote a oferecerá sobre o altar, e tirar-lhe-á a cabeça,
e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar; E
o seu papo com as suas penas tirará e o lançará junto ao altar, para o lado do
oriente, no lugar da cinza; E fendê-la-á
junto às suas asas, porém não a partirá; e o sacerdote a queimará em cima do
altar sobre a lenha que está no fogo; holocausto é, oferta queimada de cheiro
suave ao Senhor.
Êxodo 26; 31-33: Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e
de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará. E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de
madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre
quatro bases de prata. Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e
porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação
entre o santuário e o lugar santíssimo.
Esta é a verdadeira páscoa, o marco
central da transição, o momento em que Jesus celebra a última ceia com os
discípulos; a primeira remetia à saída/libertação do seu povo do Egito, e a
segunda a libertação de toda humanidade através do Seu sacrifício único, pois
não mais será necessário que ofereçamos holocaustos anualmente, pois Ele é o
cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Atualmente Ceamos mensalmente para
recordar este feito com gratidão, porém o mundo só se lembra disso uma vez por
ano como os antigos faziam, e o pior é que substituem o cordeiro por coelho, o
sangue vertido na cruz por ovos de chocolate... Observei entrevistas de alguns
atores que interpretam Jesus, os quais falam com frieza e arrogância (tratam o
meu JESUS como um personagem batido e fácil de interpretar, porém ao contrário
disso Ele é supremo e complexo ao mesmo tempo em que é simples para alcançar os
simples); e ao serem perguntados qual a transformação em suas vidas após essa
experiência, as respostas são vazias e evasivas. Eles não tem unção nenhuma,
não sentem a presença de Deus, não se deixam envolver pelo seu Amor e pelas
suas Obras Maravilhosas e fazem isto não como quem faz a obra do Senhor e sim
como comerciantes da fé e da emoção.
Lucas 22; 7-16: A Última Páscoa. A Santa Ceia
Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava
sacrificar a páscoa. E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos
a páscoa, para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a
preparemos? E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis
um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O Mestre
te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus
discípulos? Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei
preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam
a páscoa. E, chegada a hora, pôs-se à
mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco
esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que
ela se cumpra no reino de Deus.
João 1; 29: No dia seguinte João
viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do
mundo.
Nos versículos abaixo
vemos a substituição deste mandamento por causa de sua fraqueza e inutilidade, o
qual mostrou-se obsoleto e fez-se necessário introduzir uma melhor esperança e
nova aliança, Jesus como fiador, Mediador do novo testamento, Sumo Sacerdote;
nem a morte O pode impedir, Ele é sacerdote perpétuo. Não necessita oferecer sacrifícios
nem por si, nem pelo demais, antes o fez entregando-se de uma única vez para
tirar os pecados de muitos, o justo pelos injustos, através do seu próprio sangue
efetuou eterna redenção, pelo derramamento do Seu sangue para que seja validado
o testamento de um testador imaculado; pois Ele não tinha pecado, por ser
perfeito e é justamente pela imperfeição humana que a antiga aliança mostrou-se
fraca e inútil; porque não pode haver aperfeiçoamento se ofertamos sempre pelos
mesmos pecados. Nunca haverá consciência do pecado e sim comemoração dele. O
sangue de animais não pode tirar pecados, isso tornou-se rotina, ciclo vicioso.
É por isso que Deus não se agrada de sacrifícios, ofertas, holocaustos e
oblações. Cheguemos-nos a Ele com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé,
com os corações purificados e o corpo lavado com água limpa.
1 Pedro 3; 18: Porque também Cristo
padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus;
mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.
Hebreus 4; 15: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como
nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Hebreus 7; 18-28: Porque o precedente mandamento é
abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma
coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela
qual chegamos a Deus. E visto como não é sem prestar juramento (porque
certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, Mas este com juramento por aquele que lhe
disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente,
Segundo a ordem de Melquisedeque, De
tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram
feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de
permanecer, Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto,
pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo
sempre para interceder por eles. Porque
nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos
pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia
sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo;
porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a
homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao
Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 9; 11-28: Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior
e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem
por sangue de bodes e bezerros, mas por
seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna
redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha
esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo
Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas
consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo
testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que
havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança
eterna. Porque onde há testamento, é
necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força
onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Por isso
também o primeiro não foi consagrado sem sangue; Porque, havendo Moisés
anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos
bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo
livro como todo o povo, Dizendo: Este
é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente
aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E
quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem
derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário
que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as
próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Porque
Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no
mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também
para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra
no santuário com sangue alheio; De outra maneira, necessário lhe fora padecer
muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos
séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si
mesmo. E, como aos homens está ordenado
morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo,
oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez,
sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Hebreus 10; 1-23: Porque tendo a lei a
sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano,
pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma
vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz
comemoração dos pecados, Porque é impossível que o sangue dos touros e dos
bodes tire os pecados. Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício
e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo
pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do
livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e
oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem
segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Tira o primeiro, para estabelecer o
segundo. Na qual vontade temos sido
santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia,
ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem
tirar os pecados; Mas este, havendo
oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à
destra de Deus, Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos
por escabelo de seus pés. Porque
com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. E também o
Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Esta é a aliança que farei com eles Depois
daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as
escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus
pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais
oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário,
pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu,
isto é, pela sua carne, E tendo um
grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em
inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o
corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa
esperança; porque fiel é o que prometeu.
·
Posteriormente vemos os
cristãos primitivos (Maria e José: pais de JESUS; os Discípulos; as multidões
que o seguiam, as quais receberam e testemunharam os diversos milagres operados
pelo Senhor), os quais tiveram a honra e o prazer da convivência com Jesus
como homem e Deus.
O último e não menos importante é o Espírito Santo,
o qual se fez presente no batismo de Jesus por João Batista, para que
testificassem que Ele é o Filho de Deus (Filho amado, em quem Ele tem prazer);
e após a ascensão de Jesus, este nos foi enviado no Pentecostes para ser o
outro Consolador que Jesus disse que viria, para que habite em nós todos os
dias (os que reconhecem o Seu Amor, Poder, aceitando-o como Senhor e Salvador
de nossas vidas), pois é através do Espírito Santo que o mundo pode ser
convencido do Pecado, Justiça e Juízo; para arrependimento, confissão e conversão.
Quando o Espírito Santo encheu o povo de Deus no Pentecostes, todos começaram a
falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia (Evidência do Batismo com o Espírito Santo).
O dia do Pentecoste simboliza, para a Igreja, o início da colheita de almas
para Deus neste mundo, pois era a segunda grande festa, a qual vinha 50 dias
após a Páscoa (a primeira); sendo a Festa do Pentecoste (do Grego penteekostos = quinquagésimo)
chamada também de Festa das Colheitas, porque nela as primícias da sega dos
grãos eram oferecidos a Deus.
João 1; 32-34: E João testificou, dizendo: Eu
vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o
conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre
aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza
com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.
Marcos 1; 8-12: Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com
o Espírito Santo. E aconteceu naqueles dias que
Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E,
logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia
sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me
comprazo. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
João 14; 16-18 e 26-29: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique
convosco para sempre; O Espírito
de verdade, que o mundo não pode
receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita
convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo,
que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará
lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos
dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se
atemorize. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis
porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. Eu vo-lo
disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
João 15; 26: Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
João 16; 7-15: Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu
não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E,
quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da
justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o
príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós
não o podeis suportar agora. Mas, quando
vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não
falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há
de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de
anunciar. Tudo quanto o Pai tem é
meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Atos 2; 1-4: E, cumprindo-se o dia de Pentecostes,
estavam todos concordemente no mesmo lugar; E
de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu
toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas,
como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo,
e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia
que falassem.
·
Amados, a Bíblia toda se conversa e
nunca se contradiz!
O Exemplo palpável e
notório da comunicação de Deus conosco são as Sagradas Escrituras, é através
deste grandioso registro Deus nos permitiu saber os acontecimentos, milagres e
mandamentos ocorridos na Igreja Primitiva, os quais nos servem de base para saber
como proceder, como obedecer e agradar ao Senhor; além das promessas vindouras.
Mateus 5; 18: Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um
jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Lucas 16; 17: E é mais fácil passar
o céu e a terra do que cair um til da lei.
Que Deus em Cristo vos Abençoe!
Fraternalmente,
Erica Carla
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