Motivos para ter criado o Blog:

Mi foto
Eu criei este Blog pra levar a Palavra de Deus a toda criatura. (Marcos 16; 15) Obs.: É por meio deste Blog que eu estou publicando os Estudos que já havia enviado aos meus amigos por e-mail, e aos que não viram todos, aqui terão acesso a eles; pois também foi pelo aumento na demanda de pessoas nos grupos de e-mail que criei o blog. Eu já publiquei os novos, após publicar os anteriores." A Palavra de Deus se renova a cada manhã!", "O céu e a terra passarão, mas as minhas Palavras não hão de passar. - Mateus 24; 35" Um outro motivo pra o blog existir foi por causa de alguns amigos que me incentivaram/estimularam e ajudaram pra que essa idéia se concretizasse e por meio dela, muitas almas sejam alcançadas. Aproveitem este espaço pra conhecer um pouco mais da Palavra de Deus e me ensinar também! Obs.: “Muitas das mensagens que postei fui eu quem “escreveu”, utilizando a Palavra de Deus; e as que não fui eu que “escrevi” completamente ou complementei, procurei citar o nome do autor, e alguns que não coloquei foi por não saber quem é!” Este Blog só existe pra levar a Mensagem do Sofrimento de Jesus na Cruz, que foi por Amor a mim e a você! E não para qualquer outro propósito!

"Mas importa que o Evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações."

Marcos 13;10



miércoles, 31 de agosto de 2022

O lugar de Maria na vida de JESUS:

 



Periodistas, o erro comum de alguns grupos religiosos é colocar Maria no lugar errado, ela teve grande importância para o nascimento de Jesus, até porque Deus a escolheu por suas qualidades espirituais e de caráter, pois não enviaria seu filho para nascer através de alguma mulher que não estivesse qualificada para gerar e cuidar como mãe do Filho de Deus; bem como, ela mesma sabia o seu lugar e não estimulou que ninguém a adorasse, ela foi uma serva fiel à Deus, como muitos que a idolatram não tem sido. Imagino que o erro da idolatria tem seu berço aí, em adorar Maria, mãe (barriga de aluguel) de Jesus, pois geneticamente não há vinculo; sei que é chocante este termo, mais não o utilizei para menosprezar as virtudes da escolhida por Deus para trazer o seu Filho ao mundo, e sim para impactar mesmo, deixando bem claro que não a devemos adorar por isso, e sim nos espelhar na serva que ela foi e por isso escolhida por Deus para esta tão importante missão.

 

Não confundam, maria não é mãe de Deus, e sim mãe adotiva de Jesus, pois Ele é que é o Filho de Deus, como Maria poderia gerar Deus?! Impossível!!! Como sabemos, foi Deus que a escolheu para ser mãe do seu Filho! Ela não está acima de Jesus, quanto mais de Deus! Jamais! Antes que tudo existisse, Deus já existia e tudo criou com a Santa Trindade, portanto, o próprio Jesus também já existia e a finalidade do seu nascimento foi para que como homem e Deus vencer a morte e assim nós vencermos por Ele (Romanos 6; 1-23)!

 

Isaías 40; 13 e 14: Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento?

 

Romanos 11; 33-36: Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

 

Isaías 43; 13: Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

 

João 1; 1-5: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

 

2 Timóteo 2; 11-13: Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.




 

Ela está e sabia que está abaixo de Jesus, e obviamente de Deus, pois como serva que foi, aceitou sua missão em submissão, subordinação e Adoração ao Senhor.

 


Lucas 1; 26-38: O anúncio do nascimento de Jesus

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Porque para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

 

 

 

Vejamos o que aconteceu dias após Maria ser visitada pelo anjo (cuja concebeu Jesus pelo Espírito Santo), ela sendo avisada pelo anjo acerca do milagre da sua prima Isabel, foi visitá-la e a criancinha no ventre de Isabel saltou de alegria e Isabel foi cheia do Espírito Santo, pela presença de Jesus no ventre de Maria, e não em adoração a Maria. Quem era essa criancinha no ventre de Isabel? João Batista, que também sabe a sua missão e que não está acima de Jesus, e o anuncia até que o batiza em águas.

 

Lucas 1; 39-45: Maria visita Isabel

E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.

 

João 1; 30: Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.

 

 

 

 

1.     A escolha de Maria para gerar Jesus: Ela era virgem e assim se manteve até o nascimento de Jesus, para que ele fosse concebido, gerado e nascido sem pecado, o único que não se enquadra nos Salmos 51; 5; e sem pecado Ele viveu entre nós, e morreu em nosso lugar para nos redimir.

 

Mateus 1; 18-25: Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

 

 

Salmos 51; 5: Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

 

 

1 Pedro 2; 21-25: Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.

 

1 João 3; 3-10: E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como Ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

 

1 João 1; 8-10: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

 

Hebreus 4; 15: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

 

2 Coríntios 5; 21: Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

 

1 João 5; 18: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

 

 

 

Observem, Jesus é que foi concebido, gerado, nascido e viveu sem pecado; Ele é Imaculado, o Cordeiro de Deus sem mácula, que tira o pecado do mundo. Maria, só permaneceu virgem enquanto Jesus estava em seu ventre, e depois viveu maritalmente com José, tanto é que teve outros filhos, e nenhum após Jesus nascer, foi concebido, gerado e nascido ela estando virgem. É aí que se derruba a tese destes grupos religiosos, onde a colocam como imaculada eterna; nada disto, ela foi um meio para um fim, e depois que Jesus nasceu, ela teve um casamento normal com José, que desta união vieram os irmãos de Jesus que veremos mais adiante.

 

1 Pedro 1; 18-23: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundomas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

 

João 1; 29-36: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.

 



 

2.     José foi avisado por divina revelação por sonho sobre cada passo que deveria dar para proteger o Filho de Deus que era recém-nascido e necessitava dos cuidados maternos de Maria. Ela O protegeu de Herodes: A soma do instinto maternal com a responsabilidade de cuidar do Filho Unigênito de Deus e Primogênito de toda criação, a fez obedecer a Deus através das diretrizes que seu esposo seguiu para fugir de Herodes, cujo estava promovendo uma caçada ao Rei que havia nascido, pensando ele que ameaçava o seu trono, porém o Reino do Senhor Jesus não é deste mundo. Observem que os magos/astrólogos acompanhavam a estrela no oriente para adorar a Jesus, e não a Maria, muito menos a José, o qual também foi um servo fiel a Deus e resiliente à missão que recebeu junto com Maria, para que se cumprisse que Jesus nasceria na raiz de Jessé, pai de Davi (Isaías 11; 1: Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.).

 

Mateus 2; 1-23: E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados num sonho para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem. Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito, Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel. E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia. E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

 

João 3; 16-18: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundonão para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

 

João 1; 18: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.


Colossenses 1; 15-18: O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.



João 18; 36 e 37: Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

 

 



3.     Jesus crescia, já estava com 12 Anos quando permaneceu em Jerusalém após a Páscoa (Prenúncio da sua morte que seria após a Páscoa – Mateus 26; 17-30 / 1 Coríntios 5; 7), e seus pais só perceberam um dia após saírem de Jerusalém, e só O encontraram após três dias. Eles se preocuparam, pois Ele ainda era um menino, porém, não um menino comum, pois desde muito cedo Ele já sabia a sua Missão, e isso impressionou a todos. Observem a resposta dEle: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? Ele não veio para esta terra a passeio, não perdia tempo, sempre Obedecendo ao seu chamado e se preparando para cumprir a sua Missão. Após esse momento, como era prudente, pois era-lhes sujeito (Ele estava sob os cuidados dos seus pais e os obedeceu), desceu com eles e foi para Nazaré. Mais uma vez peço que fitem seus olhos no comportamento de serva de Maria, cuja sabia o seu lugar: Mesmo não compreendendo as palavras que Ele lhes dizia, ela guardava no seu coração todas essas as coisas. Ela já praticava a premissa que anos depois Jesus nos ensinaria: O que faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois; pois aprendeu a guardar a Palavra do Senhor no coração para não pecar contra Ele!

 

Lucas 2; 40-52: E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.



João 13; 7: Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.

 

 

Salmos 119; 11 e 34: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.





4)    Jesus estava com sua mãe e irmãos em um casamento, e lá ocorreu o Primeiro Milagre: A transformação da Água em Vinho.

 

a) Primeiro ponto: O vinho se trata do suco da uva e não do vinho alcóolico e inebriante que existe, pois Jesus sendo Deus não faria o Primeiro Milagre para induzir as pessoas a se embriagar e pecar; pois bem, o milagre ocorreu para que a sua Glória fosse manifesta, pois era o prenúncio de sua morte, sendo o fruto da vide a representação do seu sangue vertido na cruz para nos Salvar, cujo fruto foi utilizado na última Páscoa e Santa Ceia que Jesus participou com seus Discípulos  (Mateus 26; 17-30), e é o mesmo que utilizamos até os dias atuais na Santa Ceia do Senhor junto com o pão que representa o seu corpo, cujo pão também foi um dos prenúncios de sua morte ao multiplica-lo junto com os peixes (Mateus 14; 13-21), este foi mais um de seus Milagres, pois destaca Jesus como Pão da Vida, Aquele que provê para o Corpo e para a Alma (João 6; 35: E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.).


b) Segundo ponto: Ele estava sendo lastimado e importunado por sua mãe (cuja sabia o chamado de Jesus), pois a festa de casamento naquela época durava por volta de sete dias, e o suprimento de suco de uva acabou antes do tempo. Observem que não foi à toa e muito menos no ímpeto (Mesmo estando Jesus em forma Humana, Ele é Deus, portanto nada lhe saiu do controle; Ele jamais perderia as estribeiras como Moisés que bateu na rocha pela segunda vez por estar sendo afligido pelo povo no deserto, em vez de falar com Deus ordenou. Números 20; 7-12) que o Primeiro Milagre ocorreu em um casamento e que a resposta de Jesus à Maria foi um Prenúncio das bodas do cordeiro, como na parábola das 10 Virgens, quando vemos que há 5 prudentes e 5 loucas; pois bem, se esta boda do milagre fosse uma das 10, estaria nas 5 loucas, pois estava despreparada, desprovida e desprevenida; isto é o mesmo que negar a Jesus, e ocorrendo isso, naquele Dia, Ele nos negará diante de Deus. Então se Jesus não fosse um convidado para essa boda e sim o noivo, isso retrata que essa boda não aconteceria, esta noiva ficaria de fora; por isso é tão importante observar o âmago do contexto da resposta de Jesus. Ainda não é chegada a minha hora! Tanto ainda não havia chegado a Hora dEle morrer, ressuscitar e ascender aos céus, como ainda não era chegado a Hora da sua Volta; Ou seja, este tempo ainda não chegou, ainda dá tempo para nos prepararmos e assim subir com o Noivo para as mansões celestiais, quando Ele vier buscar a sua Noiva, a Noiva do Cordeiro, a sua Igreja, os fiéis da terra.


João 2; 1-12: E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléiae estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disto desceu a Cafarnaum, Ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

 

 

Mateus 25; 1-13: Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

 

Habacuque 2; 3: Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.

 

Mateus 7; 21-23: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

 

Mateus 24; 36-39: Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.


Lucas 13; 26-28: Então começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas. E ele vos responderá: Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.


Mateus 10; 32 e 33: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

 

 

Apocalipses 19; 7-9: Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

 

Efésios 5; 22-28: Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.

 

João 3; 27-30: A isso João respondeu: "Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado dos céus. Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele. A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua.

 

Salmos 101; 6: Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

 

 

 

 

5.     Em ambos os textos abaixo vemos o relato de uma mesma ocasião, e quero reforçar 2 pontos:

 

i)       Como o estudo é com base na relação de Jesus com Maria, vemos que enquanto Ele estava na sua pátria operando alguns milagres, as pessoas logo O identificaram como filho de Maria, como carpinteiro e filho do carpinteiro José, pois O conheciam desde que nasceu.

 

ii)    E agora vou me ater ao cenário onde estes textos são citados: Jesus estava em sua pátria e mesmo assim foi o lugar onde Ele menos fez maravilhas, por causa da incredulidade deles. Observe o que Jesus disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. Ao mesmo tempo que se aplicava ao momento que estava ocorrendo, também já era um Prenúncio do que diz em João 1; 11-14Veio para os seus e eles não O receberam, ou seja, não creram nEle.


Mateus 13; 53-58: E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali. E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.


Marcos 6; 1-6: E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. E não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.

 

 

 

 

6.     Jesus prioriza sua Missão (como fez Neemias, tomando as devidas proporções), quando dizem que sua mãe e irmãos O procuram, justamente por sua missão ser abrangente, nos enxertando na videira verdadeira que é Ele (Ele veio para os seus e eles não o receberam, os quais são os ramos originais, e nós que o recebemos Ele nos deu o poder de sermos filhos de Deus, ramos enxertados; portanto vigiemos para que nossos ramos enxertados não sejam quebrados, e oremos para que os ramos originais sejam enxertados novamente), para que sejamos seus irmãos por adoção. Vejamos os 3 textos que isso ocorre:

 

Neemias 6; 3: E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?



João 15; 1-11: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

 

Romanos 11; 16-24: E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

 

João 1; 11-14: Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

 

 

Efésios 1; 5-7: E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

 

Romanos 8; 12-19: De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

 

 



i)       Em Mateusocorre quando lhe pedem algum sinal, e Jesus associa o tempo que Jonas passou na barriga do peixe ao tempo que Ele mesmo ficaria no seio da terra, ou seja, falando sobre sua morte iminente e ressurreição imediatamente ao 3° dia. Além de alertar quanto à afoiteza dos espíritos imundos, que depois de serem expulsos de alguém, andam por lugares áridos buscando repouso, e não encontrando, voltam para onde saíram, e conseguem reocupar, já que mesmo após serem libertos, não vigiam, fazendo com que a encontrem desocupada, varrida e adornada; e desta vez leva consigo mais sete piores do que ele, tornando piores os últimos atos desta pessoa.

 

Mateus 12; 46-50: E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

 

 

 

ii)    Em Marcosocorre após os escribas que desceram de Jerusalém afrontarem ao Mestre dizendo que tem belzebu e que pelo príncipe dos demônios expulsava os demônios. Será que preciso dizer o quão absurda é esta afronta?! Jesus os chama à razão, perguntando por parábolas: Como pode satanás expulsar satanás? Reino/Casa dividido não subsiste! E para que se entenda o tamanho da heresia, Ele adverte que qualquer que Blasfemar contra o Espirito Santo, Nunca obterá Perdão, pois JESUS e o Espírito Santo de Deus, são parte da trindade Divina (PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO)! 

 

Marcos 3; 31-35: Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.

 

 

 

iii) Em Lucasocorre após a parábola da candeia, que fala sobre expor a Luz para iluminar o lugar e todos possam ver, pois a Luz traz a evidência tudo, seja bom ou não, então, os que praticam coisas ruins não gostam da Luz, pois ela revela tudo que no escuro fica oculto. Além de ensinar sobre galardão, o qual é proporcional ao que fizermos nesta terra em prol do Reino de Deus, como na parábola dos 10 talentos (Mateus 25; 14-29), qualquer que tiver lhe será dado, e qualquer que não tiver, até o que parece ter lhe será tirado. Então, não enterre o talento, o faça múltiplo para a Glória de Deus

 

Lucas 8; 19-21: E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

 

 

 

 

7.     Como já sabemos, Maria sabia o seu lugar (deve ser muito constrangedor ocupar um lugar que não é nosso e depois ser convidado a sair. Até isso aprendemos na Bíblia – Lucas 14; 7-11Então Maria sabia bem o seu lugar, ela foi honrada por Deus no instante que foi escolhida para esta missão, porém TODA Honra, Glória, Louvor e Adoração sejam dados ao Único DEUS!), e não incitava adoradores para si. Agora veremos Jesus ser bem enfático quanto a isso, quando uma mulher intenta colocar Maria acima de Deus; Ele ressalta a importância da Obediência e Temor a Deus, através de ouvir e guardar a sua Palavra, pois a fé vem daí, pois para Deus é importante que todos se salvem e venham ao conhecimento da verdade, e isto só pode acontecer através do sacrifício de Jesus, o único mediador entre Deus e os homens (Humanidade). Observem que nem o próprio Jesus não teve por usurpação ser igual a Deus; pois há apenas um Deus, e dEle são todas as coisas, tudo é dEle, por Ele e é para Ele, portanto é para Ele que nós vivemos e viveremos eternamente.

 

Lucas 11; 27 e 28: E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.

 

 

Romanos 10; 17: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

 

1 Timóteo 2; 3-6: Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

 

 

Filipenses 2; 5-8: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

 

1 Coríntios 8; 6: Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

 

Romanos 11; 33-36: Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.



 

 

 

Ø A Idolatria é um pecado condenado por Deus. Quem comete este pecado está rejeitando a Palavra do Senhor e também por Ele será rejeitado. Os primeiros Mandamentos são exatamente contra a Idolatria, não adorar a quem não deve em detrimento do Único Digno de ser Adorado, bem como não fazer imagem de escultura, nem estátua para se encurvar e servir, pois tem olhos, mais não veem; boca, mais não falam, ... O nosso Deus é Zeloso, Ele tem ciúmes de nós, pois não quer que pereçamos.


1 Samuel 15; 23: Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatriaPorquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

 

Êxodo 20; 3-6: Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.



Salmos 115; 2-8: Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.


Isaías 40; 18-20: A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover.

 

   

 

v Na busca de adorar a qualquer coisa, exceto ao Senhor, se veem construindo o próprio deus, que de nada serve. Não precisamos ver a Deus para adorá-lo, sabemos que Ele existe e sentimos a sua maravilhosa presença. Como sabemos que o vento existe? Porque o sentimos, semelhantemente ao Senhor, pois O sentimos e Ele fala conosco e permanecemos vivos, enquanto que estes ídolos não podem falar.  Vigiem, pois estes ídolos são distrações para vos confundir, e há muitos que sacrificam coisas aos ídolos, isso é feitiçaria. A comida não nos faz agradáveis a Deus, ou seja, não é necessário fazer nenhum sacrifício/oferenda ao Senhor; já que o sacrifício de animais foi abolido desde o Sacrifício de Jesus na cruz, pois a humanidade já havia corrompido isto ao fazer como ciclo vicioso (premeditavam o pecado, para depois pedir perdão sem arrependimentoHebreus 10; 8-26. Aos que se dizem Cristãos e fazem esse tipo de coisa, cuidado com a Mão de Deus, pois o seu pecado está trazendo escândalo aos irmãos, aí daqueles que vier o escândalo e por sua culpa alguém pecar.

 

Isaías 44; 9-20: Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada veem nem entendem para que sejam envergonhados. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus companheiros ficarão confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos, e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam. E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore? Apascenta-se de cinza; o seu coração enganado o desviou, de maneira que já não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita?

 

1 Coríntios 8; 1-13: Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta. Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.



Deuteronômio 5; 24: E dissestes: Eis aqui o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo.

 

 

Lucas 17; 1 e 2: E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.

 




Amados, não caiam nessa mentira do diabo, Maria não é para ser adorada, portanto não adorem a nada e nem ninguém além do nosso DEUS, que não dá a sua Glória a ninguém. Não façam imagem, esculturas, desenhos, fotos, ... Só ao Senhor nosso DEUS temeremos e a Ele serviremos, e pelo seu Nome juraremos.


Levíticos 26; 1: Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.

 

Deuteronômio 6; 13-15: O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.

 

Isaías 42; 8: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

 

1 João 5; 21: Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.



 

 

8.     Nós que temos os seus mandamentos e os guardamos, pois O amamos, seremos amados do PAI e do Filho, o qual se manifestará a nós. Por sermos obedientes, nos aproximaremos cada vez mais de Jesus e seremos seus amigos, pois foi pelos amigos que Ele se deu em morte de cruz. Não esqueçamos que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus, portanto, não sirvais a dois senhores! Além de irmãos por adoção, ser amigo de Jesus é um grande privilégio, pois há amigos mais chegados do que um irmão.

 

João 14; 21: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

 

João 15; 12-16: O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.

 

Tiago 4; 3-12: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

 

Mateus 6; 24: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.



1 Samuel 15; 22: Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

 

 

Provérbios 18; 24: O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

 

 

 

 

9.     Como uma genuína mãe (diferente da citada em Isaías 49; 15), Maria ficou ao lado de Jesus até a sua crucificação, provavelmente sofreu ao vê-lo ser injuriado pelos pecados da humanidade (inclusive os dela), e por mais que ela quisesse poupa-lo, ela sabia que não poderia impedi-lo de tomar o cálice todo, pois foi para isso que Ele veio ao mundo, e ali se encerrava a sua responsabilidade como mãe do Filho de Deus, e a partir do momento que Ele foi assunto aos céus ela seguiu sua vida aos cuidados do discípulo que Jesus delegou que cuidasse dela, e não mais há menção dos dias dela nas Sagradas Escrituras. Ela Não criou uma romaria para ser adorada, muito pelo contrário, como serva fiel que foi, não permitiria que a idolatrassem, pois o Único digno de Adoração é o Senhor! Observemos que Jesus ao ver sua mãe e o discípulo, disse à Ela que o discípulo seria seu filho e ao discípulo que ela seria sua mãe. Porque isso? Como não mais se vê menção de José, podemos conjecturar que ele já havia morrido e que por Jesus ser o filho mais velho seria responsável por sua mãe, irmãos e irmãs, então Ele delegou para o discípulo mais próximo para cuidar da sua família e não os deixar desamparados materialmente falando. Vejam como Jesus se dirigia a Maria, chamando-a por Mulher, nunca por MÃE, eram terceiros que a mencionavam assim, por identificar que Ele nasceu do seu ventre e foi cuidado por ela desde sua infância como Deus a ordenou ao enviar o anjo para lhe anunciar que ela foi escolhida para esta tão grande obra e ela aceitou a missão; E porque Jesus se dirigia a ela assim? Justamente para desvincular a Adoração que só devemos ao PAI (DEUS), e mesmo assim há aqueles que se confundem e confundem a outros, ao colocar Maria no lugar errado (ela Não era e Nunca será uma deusa; ela foi uma mulher tão pecadora quanto nós, que carregava a sua cruz diariamente, porém Deus achou graça nela, pois não havia outra mulher com o temor a Deus, com a vida no altar e conduta ilibada).  

 

João 19; 25-27: E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

 

Atos 1; 11-14: Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

 

 

Isaías 49; 15: Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

 

 

Mateus 26; 39: E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

 

Lucas 22; 42-44: Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.





#PeriodicoMisionero

#LivePeriódicoMisionerobyEricaCarla

#LivePeriodistasDaKinha

#LiveReflexõesPeriódicas

 

 

Que Deus em Cristo vos Abençoe!

 

Fraternalmente,

Erica Carla

Instagram: @erica_carla_kinha

                    @periodicomisionerobyericacarla

No hay comentarios.: