sábado, 9 de julio de 2016

Poema- O Amigo das Confidências



Não contes tuas fraquezas
A todo o que julgas fiel
Por tal descuido já muitos
Provaram o gosto ao fel

Promete-te segredo esse amigo
Ele jura-te tudo guardar
Mas ele tem outro amigo
A quem vai tudo contar

E este… tem outro amigo
Que faz a nova correr
Veloz a falta que só Deus viu
Toda a grei fica a saber

Aprende e toma a lição
Evitarás vexame e dor
As fraquezas a contar

Devem ser só ao Senhor

Manuel Moutinho





Alguns adágios/ditos populares tem um fundo de sabedoria popular, e o citado acima reflete bem o tema deste poema.


Nós como cristãos precisamos aprender a fechar a boca, guarda os nossos segredos e só contá-los a Deus em oração, e orar em silêncio, para que ninguém além de Deus nos ouça, pois os demais nada podem fazer para nos ajudar, alguns até se puderem atrapalhar, atrapalham, principalmente o nosso adversário, o inimigo de nossas almas, basta que não vigiemos. A Oração tem que estar ligada diretamente à vigilância: Vigiai e Orai!

Eu aprendi a duras penas a não confiar os meus segredos aos ‘pseudos amigos (as)’, me tornei mais criteriosa a este respeito, sou muito reservada; porém não sou perfeita e preciso sempre me policiar para não falar demais para quem não pode e/ou não quer ajudar seja no que for. O que busco escrever aqui são experiências adquiridas ao longo da minha vida (sejam minhas ou por observar os demais para não cometer os mesmos erros) e não sonhos, metas e promessas a serem alcançadas (não é esta a finalidade deste Blog, e sim compartilhar conhecimento, experiências de vida com Deus), isto deixo para conversar em secreto com o meu Melhor AMIGO (Santa Trindade: DEUS, JESUS e ESPÍRITO SANTO), para Ele conto tudo, abro o meu coração, falo dos meus sentimentos, sonhos, limitações,...

Mateus 6; 6: Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

1 Timóteo 2; 5: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

1 João 5; 13-15: Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

Romanos 8; 26 e 27: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.


Tiago 5; 16 b: A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.


Mateus 26; 41: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.





Sempre que se fala em oração, concomitantemente a relacionamos com o choro, com as lágrimas (elas são presentes na vida do crente diariamente, seja em clamor ou em gratidão); porém sabemos que elas não são derramadas em vão, Deus as põe no seu odre e as registram no seu livro; somos bem-aventurados pois por Ele seremos consolados e pela manhã segaremos/colheremos com alegria.

Salmos 42; 3: As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

Salmos 56; 8: Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro?

Mateus 5; 4: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Salmos 126; 5: Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.

Salmos 30; 5: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.




Que Deus em Cristo vos Abençoe!

Fraternalmente,
Erica Carla

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Queridos Amigos e Irmãos, vosso comentário é bem vindo neste Blog, suas sugestões de tema e/ou dúvidas são importantes!

Fraternalmente,
Erica Carla